Curitiba suspende vacinação da Covid-19 em menores de 3 anos; faltam doses

Publicado em 1 dez 2022, às 19h07. Atualizado às 19h08.

Curitiba está suspendendo, a partir desta sexta-feira (2/12), a vacinação contra a Covid-19 para bebês de seis meses a crianças de três anos sem comorbidades. O motivo é que as doses disponíveis da Pfizer Baby já acabaram e não foram enviados mais lotes pelo Ministério daSaúde (MS). Não há previsão de quando novas doses serão enviadas.

Leia também:

Crianças nesta faixa etária com comorbidades e quem já estão com o agendamento feito (cerca de 300 crianças) pela Central Saúde Já serão atendidas normalmente, pois a dose está garantida. Só não serão feitos novos agendamentos para crianças sem comorbidades e não será vacinado quem fizer a busca direta nos pontos de vacinação.

A Pfizer Baby foi o único imunizante liberado para esta faixa etária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Até o momento, Curitiba vacinou 1.318 bebês entre 6 meses e 2 anos de idade com a 1ª dose. Curitiba recebeu, ao todo, 2.490 doses de Pfizer Baby destinada à 1ª dose. As demais 4.980 vacinas de Pfizer Baby destinadas para a aplicação da 2ª e 3ª doses dos já vacinados, para completar o esquema vacinal recomendado, permanecem reservadas no estoque da Secretaria de Estado da Saúde e serão entregues em tempo oportuno.

O público total entre 6 meses e 2 anos de idade na capital paranaense é estimado em 58.507 pessoas. 

A vacinação e repescagens dos demais públicos com 3 anos ou mais continuam abertas. “A suspensão não afeta os demais públicos com 3 anos ou mais, pois não há desabastecimento do estoque dos demais imunizantes que são utilizados para as outras faixas etárias”, diz a secretária municipal de saúde, Beatriz Batistella.