Prefeitura de Curitiba irá produzir máscaras em impressão 3D para profissionais da saúde

por Redação RIC.com.br
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 25 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h50.

A Prefeitura de Curitiba irá produzir máscaras em impressão 3D para profissionais da saúde em seu FabLab, laboratório de fabricação, localizado Rua da Cidadania. do bairro Cajuru. A expectativa é de que a fabricação inicie ainda nesta quinta-feira (26).

Os equipamentos serão produzidos nas 21 impressoras dos Faróis do Saber e Inovação, que, nesta terça-feira (24), já começaram a ser transferidas para o FabLab. Além disso, três impressoras já instaladas no local também serão usadas na produção.

“A iniciativa ajudará a equipar quem vai ter contato mais direto com os pacientes suspeitos da covid-19”, explica o prefeito Rafael Greca.

A Agência Curitiba estima que a produção de cada máscara levará em torno de duas horas. Enquanto o corte da chapa frontal do equipamento de proteção deve levar cerca de cinco minutos. Serão produzidas 220 unidades por dia.

A iniciativa contou com apoio de diferentes órgão do município e de empresas privadas, que se mobilizaram para possibilitar a implantação da linha de produção.

Você pode ajudar

De acordo com a administração municipal, as impressoras 3D irão produzir o suporte das máscaras e será preciso um grande volume de filamentos poliméricos, a matéria-prima de fabricação.

Por isso, Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, ressalta que doações de filamentos poliméricos podem fazer a diferença nessa ação de combate a pandemia do novo coronavírus

“As empresas e mesmo pessoas que tenham a impressora 3D podem se unir a este grande esforço de toda a cidade e doar filamentos para a produção da estrutura das máscaras. Toda ajuda é muito importante para contermos a pandemia do coronavírus”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Já a chapa frontal transparente da máscara (que cobre o rosto) será adquirida pela Prefeitura.

Modelo da República Tcheca

A produção será feita com base em um modelo de máscara disponibilizado na internet por uma empresa da República Tcheca. Já os ajustes para simplificar e tornar um pouco mais rápida a produção foram feitos pela startup curitibana Maha 3D, que oferece soluções técnicas em impressão 3D.