Curitiba é a primeira cidade a criar centro especializado para estudantes com TEA

por Redação RIC.com.br
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 17 jun 2022, às 20h37.

Curitiba é a primeira cidade do Brasil a criar um centro especializado para atender crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA).

Conforme a Prefeitura de Curitiba, a rede municipal curitibana tem 1,8 mil estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eles são atendidos em inclusão nas turmas regulares, com acesso a salas de recursos e atividades no contraturno nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), presentes nas dez regionais.

O centro especializado em TEA tem seis salas para atendimento individual e capacidade de 300 atendimentos ao mês. “Nossa metodologia é única, desenvolvida pela nossa equipe”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

No centro, além de atender a criança, a família recebe todo apoio e orientações necessários por meio da Escola de Pais. “É uma iniciativa que aproxima a equipe da secretaria e as famílias. É um espaço destinado a tirar dúvidas, conversar, compartilhar situações do dia a dia”, completa Maria Sílvia.

A seleção das crianças é feita pela equipe do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado. A prioridade de atendimento é avaliada por parte da equipe técnica e inclui entrevista com as famílias. 

Os estudantes em inclusão – com TEA, síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outros – são cerca de 3,3 mil entre os 140 mil matriculados em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais.

Modalidades

De acordo com a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel, explica que a secretaria oferece 15 modalidades de atendimento especializado a estudantes em processo de inclusão, o que permite que cada um seja atendido com equidade, conforme suas necessidades.

“As crianças passam por uma série de avaliações que servirão de base para a elaboração do plano de atendimento educacional especializado”,

afirma Gislaine.

O CEETEA funciona no 9º andar do Edifício Delta, sede da Secretaria Municipal da Educação (Avenida João Gualberto, 623, bairro Alto da Glória). Telefone: 3350 3119.