Curitiba cria centro de operações para monitorar casos de coronavírus

Publicado em 11 mar 2020, às 00h00.

A Secretaria Municipal de Saúde criou o Centro de Operações de Emergência (COE) que irá monitorando permanentemente a situação dos casos do novo Coronavírus em Curitiba. A primeira reunião acontece nesta quarta-feira (11), às 17h. 

De acordo com a Prefeitura Municipal, o centro contará com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Defesa Social e Trânsito, Urbanismo, Comunicação Social, Turismo, FAS, Urbs, Esporte e Lazer, Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Governo Municipal.

Coronavírus confirmado em Curitiba

Homem de 56 anos

Na tarde desta quarta, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confiram, por meio de nota, o primeiro provável caso de coronavírus (Covid-19) no Paraná

O paciente é um morador de Curitiba, de 54 anos, com quadro clínico de tosse e febre, que retornou da Europa no início de março. Um laboratório particular positivou o exame nesta quarta-feira (11), depois do homem procurar hospital privado, passando em seguida ao isolamento domiciliar. 

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: causa, transmissão, sintomas, tratamento e prevenção

No entanto, para que seja comprovado o primeiro caso do novo coronavírus na capital paranaense e no estado é necessário uma contraprova. Esse exame, segundo o protocolo e as orientações do Ministério da Saúde, só pode ser realizado nos laboratórios públicos, como o Lacen do Paraná e a Fiocruz do Rio de Janeiro. 

O material do paciente suspeito está sendo encaminhado para os laboratórios responsáveis, conforme o documento. 

Casal

Já o Hospital Nossa Senhora das Graças confirmou, também por meio de nota, que existem dois casos de coronavírus em Curitiba. Segundo o comunicado, os dois pacientesum homem e uma mulher – foram atendidos no pronto-atendimento, na terça-feira (10) com sintomas leves de gripe e testaram positivo para o Covid-19. O casal esteve na Espanha e Holanda recentemente. Também nessa situação, é necessário exame de contraprova para confirmar a doença