Curitiba amplia vacinação da gripe para todas as faixas etárias
Curitiba completa, na próxima semana, a convocação de todas as faixas etárias para a vacinação contra a gripe. A partir de segunda-feira (6), podem procurar as Unidades de Saúde pessoas entre 30 e 39 anos. De quarta-feira (8) em diante, a vacina contra o vírus da influenza será ofertada também para pessoas entre 20 e 29 anos.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca que, além desses dois grupos, pessoas de outras faixas etárias já convocadas e que ainda não se vacinaram também podem procurar as Unidades de Saúde. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra a gripe neste período do ano em que o vírus circula com maior intensidade, segundo a SMS.
“Estamos chegando ao inverno, período em que a gripe tem maior circulação, e a vacina é a ferramenta mais potente de prevenção de casos graves da doença. É necessário que as pessoas coloquem a sua saúde em primeiro lugar e se imunizem, protegendo-se do risco de internamentos e até de mortes”,
reforça a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
A vacinação contra a gripe é realizada em 107 unidades de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta feira. Os endereços podem ser conferidos no site do Imuniza Já.
A SMS recomenda que as pessoas procurem, preferencialmente, a Unidade de Saúde onde são cadastradas. Os interessados devem levar documento com foto e CPF. Recomenda-se o uso de máscara dentro das unidades de saúde.
Repescagem contínua
Curitiba promove repescagem contínua para os grupos já convocados, que devem procurar, assim que possível, uma unidade de saúde.
Confira os grupos já convocados:
- População em geral entre 5 e 19 anos ou com mais de 40 anos;
- Grupos prioritários: caminhoneiros; pessoas com deficiências permanentes; professores e trabalhadores do ensino; doentes crônicos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias); motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais).
- Grupos prioritários que podem receber vacinação simultânea:
– Crianças de 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias): além da vacina contra a gripe, recebem a vacina VTV, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba;
– Idosos de 60 anos ou mais: além da vacina contra a gripe, também podem receber a 4ª dose (2º reforço) da vacina contra a Covid-19;
Cronograma vacinação contra a gripe
Segunda a sexta feira, da 8h às 17h
- A partir de 6/6 (segunda-feira): vacinação de pessoas entre 30 e 39 anos e repescagens*;
- A partir de 8/6 (quarta-feira): vacinação de pessoas entre 20 e 29 anos e repescagens;