Cuidados com a higienização em casa com o novo Coronavírus
Devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, algumas determinações como o isolamento social e a quarentena foram necessárias para as pessoas ficarem em suas residências, evitando assim o contágio e a disseminação da doença.
Mas, mesmo dentro de casa alguns cuidados extras são fundamentais para evitar a contaminação. Se for ao mercado, por exemplo, o ideal é que ao retornar a higienização das embalagens seja feita antes mesmo de serem guardadas na dispensa.
Está fazendo home office? Então fique atento aos cuidados com a limpeza do local escolhido para trabalhar. Limpe a superfície com água sanitária ou álcool 70% pelo menos uma vez ao dia, além dos aparelhos como smartphones e computadores. Se estiver trabalhando no sofá ou em outras áreas comuns da casa, a atenção deve ser ainda redobrada.
Seguir alguns protocolos básicos ao chegar em casa também ajudam na contenção do vírus, mantendo o ambiente limpo. É impossível fazer a desinfecção total, o objetivo é reduzir o risco de contágio.
Cuidados ao chegar em casa
- Não toque em nada antes de se higienizar;
- Tire os sapatos;
- Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica dentro do cesto de roupas;
- Deixe bolsa, carteira, chaves em uma caixa na entrada;
- Tome banho e lave todas as áreas expostas com água e sabão;
- Limpe seu celular e também os óculos com álcool ou água e sabão se possível;
- Limpe as embalagens que trouxe de fora na hora de guardar.
Caso você more com pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença, também é preciso ficar atento à pequenas atividades do dia a dia, além dos cuidados com a higienização.
Cuidados com os grupos de risco
- Durma em cama separada;
- Ao utilizar banheiros do mesmo recinto em que pessoas do grupo de risco moram, desinfete-o com água sanitária;
- Não compartilhe toalhas, talheres e nem copos;
- Lave roupas, lençóis e toalhas com frequência;
- Mantenha o ambiente ventilado;
- Limpe e desinfete diariamente superfícies de alto contato;
Se mora com idosos, pessoas imunodepressivas ou com doenças crônicas, em caso de episódios de febre (38º), ligue para o número 136 ou utilize o aplicativo SUS para triagem e mais informações.