Cuidados básicos no período de isolamento indicado pelo Ministério da Saúde

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 4 abr 2020, às 00h00.

A disseminação do Coronavírus e a declaração de uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), geraram além do estado de alerta, uma crise de saúde global, que afetou a tranquilidade de centenas de famílias no mundo.

Neste atual momento, o isolamento se faz necessário para que o novo Coronavírus seja contido, evitando a propagação da infecção e a transmissão da doença. Segundo o Ministério da Saúde, o isolamento pode ser feito em um prazo de 14 dias (tempo que o vírus leva para se manifestar no nosso organismo).

Esse tempo pode ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais que comprovem ou não a infecção pelo novo Coronavírus. Lembrando que os casos suspeitos que ainda estão sendo investigados também devem ficar em isolamento.

Cuidados básicos com a saúde e alimentação durante isolamento

  • Mesmo em casa, para evitar o contágio, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como: evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
  • Lave as mãos com água e sabão sempre que possível, utilize lenço descartável para higiene nasal, cubra o nariz e a boca com um lenço de papel toda vez que espirrar ou tossir, e logo em seguida jogue no lixo.
  • Lembrando que o isolamento tem impacto direto na nossa rotina, gerando mudanças inclusive na alimentação. E em tempos de Coronavírus, cuidar da alimentação é fundamental para manter uma boa imunidade sem propensão a contaminação pelo vírus. Aqui você encontra 10 alimentos para ajudar na nutrição.

Infelizmente, não existem alimentos milagrosos que curam ou protegem contra a COVID-19, então o jeito é manter hábitos saudáveis que podem ajudar. Faça boas opções e priorize a ingestão de alimentos de alta densidade nutricional (ricos em vitaminas e minerais).

Não se esqueça que a higiene é primordial mesmo dentro de casa

  • Ao voltar do mercado, higienize todos os produtos, passando álcool gel ou 70% em caixas e latas, limpando hortaliças em uma solução com água e vinagre, antes mesmo de guardar.
  • Ao cozinhar lave as mãos sempre que tiver contato com outros ingredientes, pois o calor do cozimento pode até ser capaz de inativar o novo Coronavírus, mas ele continua na pele e pode também contaminar alimentos crus e gelados. Todo cuidado é pouco em tempos de crise global!