Criança morre em Arapongas por suposta reação alérgica a remédio que tomou na UPA

Publicado em 28 ago 2022, às 18h55.

Uma criança de seis anos morreu em Arapongas, no Norte do Paraná, na madrugada deste domingo (28), por suposta reação alérgica a um medicamento que foi ministrado dentro a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. A família teria buscado ajuda, porque a criança estava doente. Mas depois de já ter voltado para casa com a criança medicada, voltaram à UPA com o menor quase morto.

A prefeitura local se manifestou sobre a morte, explicando que a família chegou no Pronto Atendimento 24 Horas Alberto Esper Kallas na noite de sábado (27). A criança foi atendida por volta das 20h e diagnosticada com quadro de faringoamigdalite (infecção de garganta).

Então foi medicada com antibiótico para a infecção de garganta e outra injeção contra vômito. A prefeitura ressaltou em nota que os médicos perguntaram aos familiares se a criança tinha alergia à medicação. A família teria respondido que não e que a criança até já tinha tomado este medicamento antes, conforme outras consultas no prontuário.

Das 20h29 até as 22h04, a criança ficou em observação e sem nenhuma reação alérgica. Em função disso, recebeu alta, com orientações médicas de retorno imediato, caso necessário. Por volta das 4h de domingo (28), a família voltou com a criança já em parada cardiorrespiratória. Foi imediatamente assistido com procedimentos de reanimação, porém sem resposta. O óbito foi confirmado 50 minutos depois.

“A Secretaria Municipal da Saúde informa que foi acionado o IML para precisar as causas do óbito. Informa ainda que o Conselho Tutelar também esteve presente no local, no momento do ocorrido, e que o Ministério Público também está sendo acionado. Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com familiares e amigos e enfatiza seu compromisso no sentido de que todos os passos envolvendo a situação sejam apurados com todo rigor e transparência necessários”,

diz a nota da prefeitura de Arapongas.