Covid-19: atendimentos de síndromes gripais crescem 220% em Londrina

Publicado em 23 nov 2022, às 11h18.

A Secretaria de Saúde de Londrina anunciou na manhã desta quarta-feira (23) mais de 5 mil vagas para vacinação contra Covid-19 para o público geral no próximo sábado (26) em 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Mas, o que chamou atenção durante o anúncio foi o crescimento de quase 220% dos casos de síndromes gripais no período de três semanas. 

Entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, o número de pacientes ,que procuraram atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto de Atendimento) e UBSs da rede municipal, foi de 231. Duas semanas depois, entre 13 e 19 de novembro, o número de atendimentos saltou para 737 pacientes.

“O momento é de alerta, pois tivemos aumento considerável no número de casos nas UBSs e UPAs da cidade. Para não adotar outras medidas, o melhor caminho é a vacinação. Se cada um tiver conscientização da vacinação, a gente consegue reverter isso”, declarou o secretário de Saúde, Felippe Machado, durante entrevista coletiva.

Sobre o retorno de um Centro Referência para atendimento dos casos de Covid-19, ele explicou que ainda não é necessário no atual cenário, mas como o quadro do coronavírus é dinâmico, mudanças podem ser realizadas na estrutura da Saúde, caso os números apontem para isso.

Atualmente, o uso de máscara é obrigatoriedade em estabelecimentos de saúde e por pessoas com sintomas gripais. Os aeroportos também voltaram a obrigar a proteção. 

Os interessados no mutirão da vacinação podem fazer o cadastro no site da Prefeitura de Londrina. “O foco principal é o reforço acima de 18 anos, mas todos que estão dentro do calendário vacinal podem agendar independente da dose. As unidades ficarão abertas até às 19h”, informou Machado.