Coronavírus: veja como planejar as compras do mês e evitar idas ao mercado

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 5 maio 2020, às 00h00.

Apesar de muitos pedidos para o fim da quarentena do coronavírus ela segue firme e forte para a segurança dos brasileiros. Com isso é importante evitar saídas desnecessárias de casa, como inclusive ir ao mercado repetida vezes.

Neste cenário ideias como planejar as compras do mês podem ser uma ótima solução, evitando sair de casa com frequência e garantindo os suprimentos necessários para esse período de tempo. Confira a seguir como se planejar corretamente para as compras na quarentena.

Faça uma lista de itens essenciais

Antes que chegar no mercado e começar a colocar as compras no carrinho é preciso fazer uma lista. Nesse momento, mais do que nunca, é importante manter o foco em comprar os itens essenciais e não se deixar levar pelo impulso. Procure economizar nas compras mas não deixar de levar nada que seja fundamental, pois não sabemos até quando a quarentena pode durar e como está a situação nos próximos dias. 

Calcule de acordo com o número de moradores

Se você e sua família não têm o hábito de fazer compras mensais, deve estar se perguntando como saber a quantidade certa para não faltar. Ao invés de sair comprando em grande quantidade e fazer um estoque para a pandemia coronavírus, calcule pelo número de moradores da casa. Se uma pessoa come em torno de 2 pacotes de arroz por mês, multiplique esse valor pela quantidade de pessoas na casa. Lembre-se que durante este período você não receberá visitas, então não é preciso comprar além do que todos irão consumir. 

Dê preferência para produtos duráveis

Outra dica importante na hora de montar a sua lista de compras para a quarentena do coronavírus é dar preferência para os produtos com maior durabilidade. Procure investir em alimentos não perecíveis ou vegetais que ainda não estão totalmente maduros. Outra opção é congelar os alimentos que precisam durar mais tempo, como frutas e carne. A intenção é fazer com que os suprimentos durem por mais tempo e não haja necessidade de ir ao mercado com frequência na pandemia coronavírus.

Reaproveite alimentos

Essa dica não pode ficar de fora da sua lista. Prefira comprar mais alimentos que podem ser reutilizados e menos alimentos prontos e industrializados. Ao invés de investir em 3 pacotes de biscoito, porque não comprar os ingredientes que podem ser utilizados para fazer biscoitos, bolos e diversas outras receitas? O mesmo vale para ovos, por exemplo, eles são ricos em proteína, assim como a carne, porém duram mais e podem ser utilizados de diferentes formas, fritos, cozidos, além de servir como base para diversas receitas.