Coronavírus suspende aulas em faculdades e universidades de Curitiba, veja como fica a sua instituição

Publicado em 16 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h52.

A possibilidade de o novo coronavírus se espalhar rapidamente colocou em alerta as faculdades e universidades de Curitiba. Na capital paranaense ainda são apenas cinco casos confirmdos, todos de pessoas que viajaram, mas ainda assim se faz necessário o alerta. Por conta disso, separamos como estão as principais insistuições de ensino superior em Curitiba:

Universidades federais (UFPR e UTFPR): as reitorias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) decidiram suspender as aulas por 14 dias, já a partir desta segunda-feira (16). A medida foi tomada para tentar evitar o contágio das comunidades universitárias com o coronavírus.

Universidade Positivo: as aulas também foram suspensas por 12 dias, de terça-feira (17) até o dia 29 de março. Apesar das aulas suspensas, os setores administrativos e a biblioteca da Positivo vão continuar funcionando. Segundo a instituição, “aulas, trabalhos, atividades e estudos por meios virtuais serão realizados, nos termos de instruções que serão dadas. Seguiremos tratando com os órgãos públicos de saúde e, ao final desse período de suspensão, nova decisão será tomada”, informa a UP.

Detran no Centro de Curitiba fecha por suspeita de coronavírus em funcionário

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR: a universidade fragmentou a forma como vai lidar com as aulas em seus espaços. Em Curitiba, as aulas presenciais vão continuar até quarta-feira (18) e partir de quinta-feira (19) todas as atividades acadêmicas acontecerão 100% em ambiente digital. Já em Londrina, Maringá e Toledo, onde não há nenhum caso de contaminação, as atividades presenciais estão mantidas. Ainda conforme a universidade, aqueles que não se sintam seguros em ir às aulas vão ter faltas abonadas. Os professores irão postar os materiais no ambiente virtual de aprendizagem já utilizado, para que os estudantes possam acompanhar à distância caso assim prefiram. A PUCPR também criou um site para manter as atualizações, com boletins que podem ser acompanhados pelos alunos.

UniBrasil Centro Universitário: UniBrasil Centro Universitário anunciou, na segunda-feira (16), a suspensão das aulas presenciais, em Curitiba, por causa da pandemia de coronavírus. Conforme a universidade, a suspensão ocorre de 16 a 29 de março, para os cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e extensão. Os estágios obrigatórios e os atendimentos do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Clínica Integrada de Saúde, Farmácia Escola e Projetos de Extensão também estão suspensos pelo mesmo período.

Governo do Paraná orienta sobre o coronavírus em portal exclusivo

FAE Centro Universitário: as aulas presenciais estão mantidas em todos os campi. A instituição suspendeu todas as atividades fora de sala de aula que envolvam grandes aglomerações de pessoas, como eventos acadêmicos, culturais e esportivos, além de reuniões ou outras atividades dentro das dependências da Instituição que extrapolem a quantidade de alunos na sala de aula. Caso mude alguma informação sobre as aulas, a FAE deve avisar imediatamente a toda a comunidade acadêmica qualquer mudança no status e o contato também pode ser feito pelo 0800-727-4001.

Universidade Tuiuti do Paraná – UTP: as aulas foram suspensas até o dia 29 de março, seguindo orientação do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação, do CONSU (Conselho Universitário) e com anuência do Comitê de Crise e Contigências. As formaturas institucionais marcadas para os dias 21 e 28 de março também estão suspensas, bem como os ensaios agendados.

Coronavírus: veja quando procurar atendimento básico ou emergência

Uninter: O Centro Universitário Internacional Uninter decidiu, a partir desta segunda-feira (16) até o dia 28 de março, ministrar as aulas para seus alunos de graduação e pós-graduação presenciais e semipresenciais em suas sedes em Curitiba apenas na forma virtual.

Opet: Por enquanto, não há informação sobre o cancelamento das aulas. A reportagem aguarda retorno do contato.

UniDomBosco Centro Universitário: Por enquanto, não há informação sobre o cancelamento das aulas. A reportagem aguarda retorno do contato.

UEL: Universidade Estadual de Londrina suspende atividades acadêmicas a partir desta terça-feira (17). As atividades acadêmicas de graduação e pós-graduação ficam suspensas até o dia 12 de abril. Ficam suspensas, também, as viagens institucionais bem como o recebimento de visitantes pela instituição. Com exceção de viagens administrativas em que a suspensão gere prejuízos irreversíveis. As atividades assistenciais e administrativas da área da saúde serão integralmente mantidas.

UEPG: A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais do Paraná, suspendeu todas as atividades presenciais por duas semanas e antecipou recessos acadêmicos. Com a medida, mais de 12 mil alunos ficarão sem aulas por duas semanas.

UEM: A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do estado, as atividades da graduação começam no dia 4 de abril. Até lá, os estudantes de pós-graduação tiveram as aulas suspensas, atingindo 3,7 mil alunos. A universidade também suspendeu todos os eventos com reunião de pessoas. Um comitê de crise foi criado para avaliar diariamente como a doença está evoluindo.

Unioeste: A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) decidiu suspender as aulas por 14 dias como forma de prevenção ao novo coronavírus. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (16) pela instituição. A medida vale para os cinco campi da universidade, em Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon, ambas no oeste do Paraná, e Francisco Beltrão, no sudoeste.

Unespar: A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que tem unidades em várias cidades do estado, suspendeu as aulas presenciais a partir de terça-feira (17). Não há data para que as atividades voltem ao normal. Cerca de 12 mil alunos são impactados pela medida.

UFFS: Os campi de Realiza, sudoeste do Paraná, e de Laranjeiras do Sul, na região central do estado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tiveram as atividades acadêmicas presenciais suspensas a partir desta segunda-feira (16).