Coronavírus: O que fazer se não tem álcool gel?

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 3 abr 2020, às 00h00.

Em meio ao surto mundial causado pelo Coronavírus, o álcool gel tornou-se um item indispensável. E em casos onde existe a impossibilidade de lavar as mãos com água e sabão, o álcool gel é recomendado pela Organização Mundial da Saúde. O álcool gel é citado como uma das formas de higienização para prevenir a contaminação do vírus.

É claro que a medida que a crise se alastra pelo Brasil, o estoque do álcool gel vai ficando cada vez mais escasso. Em mercados e farmácias, onde a procura passa a ser mais alta, os produtos começam a faltar no mercado.

(Imagem: Pixabay)

O Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas da PUC-Rio divulgou em suas redes sociais algumas informações para contornar a situação da escassez de álcool gel. Eles explicaram que o etanol presente no álcool gel é capaz de dissolver a capa protetora do vírus, que é composta de gordura, eliminando o novo Coronavírus.

Os profissionais ainda complementam dizendo que só quem faz um trabalho ainda melhor na hora de eliminar o novo coronavírus, são as substâncias presentes no sabão, detergente e até mesmo nos shampoos.

A orientação é para deixar o uso do álcool gel apenas para situações em que você não tem torneira ao alcance para lavar as mãos. Em casa ou em lugares com banheiros de fácil acesso, priorize a higienização feita com água e sabão para melhor eficácia na eliminação do Coronavírus.