Coronavírus no Paraná: Maringá cancela eventos por 30 dias e Foz do Iguaçu entra em alerta

Publicado em 16 mar 2020, às 00h00.

Sem saber o que ainda pode acontecer, pela forma com que o novo coronavírus se espalha, pelo menos três cidades paranaenses tomaram medidas de alerta. Em Maringá, no Norte do Paraná, o prefeito decidiu suspender todos os alvarás de eventos por 30 dias: os futuros pedidos e os que já tinham sido liberados.

Isso inclui o cancelamento da Micareta Calouro Folia, que previa 17 mil pessoas no sábado (21), com shows de Ludmila e Claudia Leite. Também foi cancelada a prova rústica Tiradentes. Essa é a maior corrida de rua de Maringá.

Na cidade do interior, as aulas não formais, como cursos profissionalizantes do município, estão suspensas. Já as aulas na rede municipal de ensino ficam facultativas: os pais decidem se mandam ou não os filhos. As atividades para os idosos foram suspensas e asilos estão com proibição de visitas. No aeroporto, todos que vem de fora do país vão ser monitorados.

Governo do Paraná orienta sobre o coronavírus em portal exclusivo

“Estamos tomando essas medidas para evitar que esse vírus se espalhe por nossa cidade. Temos uma agenda de reuniões à tarde e mais medidas serão tomadas nos próximos dias”, disse Ulisses Maia, o prefeito de Maringá. A cidade tem cinco casos suspeitos de coronavírus, que ainda aguardam exames. Nenhum confirmado.

Já em Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense, as aulas da rede municipal foram suspensas, inclusive nos Cmeis. O turismo também pode ser afetado, mas por enquanto a visitação nas Cataratas e na Itaipu estão liberadas do lado brasileiro. Agentina e Paraguai suspenderam os atrativos nos seus territórios.

Em Toledo, também no Oeste, o prefeitou decretou a criação de um comitê de gestão não só do coronavírus, como também da dengue. Ainda não há nenhum posicionamento oficial sobre algum tipo de cancelamento por lá. O mesmo se repete em Cascavel, onde não há nenhuma novidade por parte da prefeitura. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem uma reunião para definir se suspende ou não as aulas.

Coronavírus: veja quando procurar atendimento básico ou emergência

Números subindo

O Ministério da Saúde fez uma segunda atualização neste domingo (15), de sua plataforma de notificação de casos de coronavírus e informa que há, no país, 200 pacientes confirmados para a doença. Apesar disso, este número já deve ter aumentado. Ainda de acordo com a plataforma, há 1.917 pessoas suspeitas de terem a doença e 1.486 casos foram descartados.

No Paraná, o número de casos suspeitos subiu para 80 neste domingo, segundo o Ministério da Saúde, mas os confirmados continuam o mesmo: seis, cinco deles em Curitiba e um em Cianorte, no Noroeste do Estado.

Nesta segunda-feira (16), a prefeitura de Pinhais confirmou também o primeiro caso de coronavírus no município, o que já mostra que o vírus tem pelo menos mais um infectado na região. Uma coletiva de imprensa do governo do Paraná foi marcada para a tarde para atualizar os números e orientações.