Resistência do Coronavírus nas superfícies
Um estudo publicado no dia 17 de março, na revista científica New England Journal of Medicine, afirma que o novo Coronavírus consegue sobreviver por até três dias em algumas superfícies.
O estudo foi realizado por cientistas da Universidade da Califórnia e avaliou a resistência do vírus em alguns materiais diferentes. A pesquisa mostrou que a COVID-19 sobrevive por mais tempo em plástico e aço inoxidável, materiais comuns usados no nosso dia a dia.
Tempo de sobrevivência do novo Coronavírus em cada material
Foi constatado também através da pesquisa, que quando uma pessoa tosse ou espirra no ar, o vírus vira uma espécie de poeira (partículas suspensas no ar), podendo durar por quase três horas.
Em comparativo com o vírus que provoca a Influenza, a COVID-19 possui as mesmas características, variando o tempo de sobrevivência em algumas superfícies.
O estudo indica que as diferenças do novo Coronavírus surgem de fatores, como: altas cargas virais no trato respiratório superior e a possibilidade de pessoas assintomáticas transmitir e disseminar o vírus.
Mas o tempo de sobrevida do vírus depende do material orgânico e das condições ambientais que ele tem contato. Por isso, é importante ressaltar a necessidade da constante higienização das superfícies, com álcool gel ou 70%, água sanitária e sabão.