Coronavírus mata? Entenda por que ele pode ser letal para grupos de risco
Um dos assuntos mais repercutidos na mídia desde os primeiros casos de Covid-19 é que o coronavírus mata. Pessoas pertencentes ao grupo de risco tem as taxas de letalidade mais altas do que outros indivíduos, pedindo uma atenção especial e cuidados redobrados.
Você sabe quem são as pessoas que correm mais riscos de morte por coronavírus? Entenda a seguir quais são os grupos de risco que podem sofrer consequências mais graves.
Pessoas idosas
O primeiro grupo de pessoas que está mais vulnerável e o coronavírus pode causar óbito em idosos. No geral a idade avançada acaba resultando em saúde mais vulnerável e a imunidade baixa, contribuindo para que doenças como a doença Covid-19 acabam sendo mais letais. Pessoas acima dos 60 anos já fazem parte do grupo de risco do coronavírus, pedindo mais atenção nos cuidados.
Pessoas com doenças crônicas
Além da idade, outro grupo de pessoas que o coronavírus pode causar a morte em um intervalo curto de tempo, são os portadores de doenças crônicas. Muitos quadros como diabetes, hipertensão ou insuficiência renal são responsáveis por agravar ainda mais a Covid-19. Na maioria dos casos o vírus acaba sobrecarregando um órgão já debilitado, que pode não suportar.
Pessoas imunossuprimidas
O coronavírus pode levar a óbito pessoas com quadros imunológicos instáveis. Elas também fazem parte do grupo de risco pois o organismo dos pertencentes deste grupo tem menor capacidade de lidar com vírus e bactérias. Portadores de lúpus ou HIV por exemplo devem redobrar os cuidados e estar sempre atentos à qualquer sintoma de coronavírus.