Consultório na Rua realiza 194 atendimentos à pessoas em situação de rua em menos de dois meses, em Foz do Iguaçu
O Consultório na Rua, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, completou nesta semana 194 atendimentos realizados em menos de dois meses. A ação entrou em funcionamento no dia 08 de julho e oferta serviços de saúde à população em situação de rua.
O programa realiza encaminhamentos para consultas especializadas, oferece orientações sobre políticas públicas de Assistência Social, além da atualização do Cadastro Único, acesso à documentação, encaminhamento ao Centro Pop e serviços de acolhimento.
As equipes do Consultório na Rua aplicaram a vacina contra a Covid-19 em 243 pessoas em situação de rua na cidade, além de também terem imunizado essa população contra a influenza, hepatite e tétano. Ainda, realizaram 30 testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis.
- Leia também: Beneficiários nascidos em agosto recebem a 5ª parcela do auxílio emergencial nesta sexta (17)
Durante as abordagens, foram identificadas três mulheres gestantes e que receberam encaminhamentos para a abertura do pré-natal.
“Uma delas estava grávida de quatro meses e não tinha feito nenhum exame. Levamos ela até a UBS e solicitamos todos os exames de sangue necessários. Ela também precisou de apoio psicológico, e agora estamos acompanhando o caso através do sistema integrado de informações, o RP Saúde”,
técnica em saúde bucal, Rosemeire Nishimori
O programa ainda prevê campanhas de promoção e prevenção à saúde, sendo que algumas são realizadas dentro das casas de passagem, além do Centro Pop.
Uma das ações aconteceu no dia 15 de julho, em alusão ao mês de luta contra as hepatites virais. Durante a campanha, foram promovidas palestras, orientações, e realizada a distribuição de kits de higiene.
“A intenção é conscientizar, através da política de redução de danos, sobre a importância da prevenção e da vacinação. Medidas educativas de higiene, o uso de preservativos, o não compartilhamento de objetos pessoais são algumas das orientações repassadas. Além disso, ofertamos a avaliação bucal e as consultas médicas”
enfermeiro André da Silva