Conjuntivite é um novo sintoma da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus

Publicado em 12 abr 2020, às 00h00.

Conforme o novo coronavírus vai afetando a população mundial, médicos e cientistas vão descobrindo novos sintomas. Depois de descobrirem a falta de olfato e paladar, agora a descoberta fica com um sintoma bem peculiar, que pode ser confundido, a conjuntivite. O alerta foi feito pela Academia Americana de Oftalmologia, que disse que o sintoma pode ter passado despercebido em casos de contágio da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

A entidade recomendou aos médicos que usem proteção que abrange olhos, nariz e boca ao atender pacientes que tenham quadro de infecção pelo novo coronavírus ou suspeita de contágio. A melhor máscara acaba sendo aquela o estilo “escudo”, que vem sendo fabricada e entregue de graça aos hospitais e unidades de saúde.

“Em regiões com alta prevalência da doença, praticamente qualquer paciente atendido por um oftalmologista pode estar infectado com SARS-CoV-2, independentemente de fatores de risco ou indicação para a visita”, diz a entidade.

A conjuntivite causada pelo novo coronavírus seria como qualquer outra e, por isso, pode passar despercebida com um dos sintomas da doença. Por conta dessa descoberta, as práticas de higiene comuns contra o novo coronavírus, como a limpeza constante de ambientes, continuam importantes também para prevenir a conjuntivite. Levar as mãos aos olhos também deve ser evitado.

Sintoma mais raro

Apesar da descoberta, um estudo publicado no periódico científico Journal of Virology, quando pesquisadores analisaram 30 pessoas com covid-19, a conclusão foi de que a conjuntivite é mais raro de acontecer. Isso porque apenas um paciente apresentou quadro de conjuntivite.

Mesmo assim, o alerta continua válido, pois as outras 29 pessoas analisadas tiveram secreções nos olhos enquanto estavam contaminadas pelo coronavírus. Em outra pesquisa, com mais de mil pessoas, também mostrou casos de conjuntivite em pessoas com covid-19.

Sintomas comuns

Os sintomas mais comuns da covid-19 são falta de ar, coriza, febre baixa, tosse seca e dor de garganta. Entre os “novos sintomas”, as perdas de olfato e do paladar também foram percebidas em pacientes do mundo todo. Alguns estudos médicos também apontam outros sintomas causados pelo novo coronavírus. Estes são menos conhecidos, portanto também vale o alerta:

– Desconfortos abdominais;
– Náuseas;
– Cólicas;
– Diarreias;
– Falta de apetite.