Como empreender em casa? Confira dicas para ganhar dinheiro em meio à pandemia coronavírus

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 5 maio 2020, às 00h00.

A pandemia coronavírus está causando um grande impacto mundial, como a crise econômica que estamos vivendo atualmente. Muitos trabalhadores estão sendo prejudicados por conta do isolamento social, tendo assim suas rendas prejudicadas.

Segundo o IBGE mais de 24 milhões de pessoas são profissionais autônomos e trabalhadores informais. Esses são os maiores afetados pela crise, assim como os desempregados. A GO Associados fez uma projeção para a revista Exame, mostrando que no auge da crise, em maio, o desemprego pode chegar a 15,5%. Este número é equivalente à 16,5 milhões de desempregados, quase 5 milhões a mais do que atualmente.

Apesar de ser um momento de tensão para muitos trabalhadores, essa também pode ser a oportunidade perfeita para mergulhar de cabeça em um novo negócio. Quem sempre sonhou em trabalhar em casa pode aproveitar a quarentena do novo coronavírus para apostar nessa modalidade.

Confira a seguir como empreender em casa em meio à crise da pandemia coronavírus e algumas ideias para colocar em prática.

Dar consultorias ou cursos

Sempre existe algum assunto que você entende mais do que a maioria das pessoas. Algo que você costuma estudar ou adora conhecer e entender mais. Que tal ensinar isso às pessoas que também se interessam pela área? 

Você pode apostar em oferecer consultorias individuais, em grupo ou vender cursos online. Basta um celular com câmera e acesso à internet para que você possa gravar as aulas ou fazer uma videoconferência com quem quer aprender o que você tem a ensinar. E o melhor é que para isso não é preciso romper a quarentena do novo coronavírus.

Aulas particulares

Ainda falando sobre ensino, sabe aquela matéria que você sempre foi bem na escola? Ou que você tem facilidade em ajudar seus filhos na lição de casa? Por que não dar aulas particulares online para alunos que sentem dificuldade no assunto? A pandemia coronavírus pode ser uma ótima oportunidade para fazer isso em casa.

Se você não é professor, pode cobrar mais barato e divulgar para vários alunos de uma mesma escola por exemplo, ou mesmo se inscrever em alguma plataforma de freelancers e prestadores de serviços. Assim como na ideia anterior, um celular e acesso à internet já podem te ajudar a fazer isso.

como-empreender-em-casa-em-meio-a-pandemia-coronavirus

Tradução

Você fez algum curso ou domina bem alguma língua estrangeira? Por que não trabalhar com a  tradução de textos e artigos? Existe uma grande procura por profissionais que façam traduções para sites, blogs ou mesmo para trabalhos universitários. Você também pode ajudar alunos que têm dificuldade das matérias linguísticas na escola, assim como se cadastrar em plataformas de serviços.

Secretária remota

A internet pode ser uma das principais portas para conseguir um emprego que antes só poderia ser feito presencialmente. Um exemplo disso é a função de secretária. Hoje em dia muitas empresas procuram por secretários remotos, que trabalhem a distância desempenhando funções como gerenciamento de emails, telefonemas, e até mesmo planilhas. Tudo pode ser feito de maneira online, sem precisar sair de casa em meio à pandemia coronavírus.