Como ajudar os mais necessitados em meio à crise do Coronavírus? Veja

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 27 abr 2020, às 00h00.

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, muitas pessoas acabam expostas a situações de risco, sejam moradores de rua, famílias com dificuldades financeiras, ou mesmo hospitais e instituições de saúde. 

O ideal é que as pessoas que não se encontram nessas situações possam ajudar quem mais necessita. Para isso existem diferentes maneiras de praticar a solidariedade e fazer a sua parte ajudando nesse momento difícil. Confira.

Doando itens

Junto com a chegada do coronavírus no país, as máscaras de proteção, álcool gel e outros produtos de higiene se tornaram essenciais. Quem tem condições pode adquirir estes itens e se proteger, mas muitas pessoas não têm esse privilégio e acabam mais expostas à contaminação. Para ajudar quem precisa, nessas horas você pode doar itens de higiene, dando a oportunidade de se protegerem de uma maneira mais eficaz.

Ajudando o sistema de saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) também acaba atingido pela falta de recursos para atender os pacientes afetados. Os equipamentos e suprimentos nem sempre são suficientes para atender à todos, e por isso as doações recebidas sempre ajudam a salvar vidas.

Doando sangue

Os bancos de sangue também estão sendo muito afetados nesse período. Muitos doadores não saem de casa por causa da quarentena, enquanto outros têm medo de ser  contaminados durante o procedimento. Essa não deve ser uma preocupação visto que todas as medidas de higiene estão sendo redobradas durante a coleta de sangue.

Apoiando pequenos negócios

Com a pandemia de coronavírus surge também uma crise econômica. Grandes empresas e indústrias estão preparadas para situações de gerenciamento de crise, mas os pequenos negócios locais não. Sempre que possível incentive os comércios pequenos, comprando e contratando seus serviços.

Participar de grupos de voluntariado

Nas redes sociais podemos encontrar inúmeros grupos de voluntariado para ajudar quem precisa durante a pandemia de coronavírus. ONGs que visam ajudar os moradores de rua, vaquinhas e doações online para lares de idosos, entre outros. Em muitos desses casos você pode ajudar sem sair de casa.