Coronavírus: Em meio a pandemia, Equador vive colapso funerário

por Guilherme Barchik
com informações do R7
Publicado em 2 abr 2020, às 00h00.

Equador em Emergência! Guayaquil é uma das cidades mais atingidas pela pandemia de coronavírus, com um alto número de infectados proporcionalmente à sua população. As mortes provocadas pela covid-19 fizeram o sistema funerário da cidade entrar em colapso.

A província de Guayas, onde Guayaquil está localizada, registrou, ao menos segundo os dados oficiais até 1º de abril, mais vítimas da covid-19 do que países latino-americanos inteiros: 60 mortos e 1.937 infectados (1.301 apenas na capital, Guayaquil). No mesmo período, na Colômbia, por exemplo, são 16 mortos, e na Argentina são 27.

Famílias precisam aguardar dias para enterrar seus mortos. Os caixões com vítimas de covid-19 são depositados na calçada em frente ao Hospital Guasmo Sur General. A situação é tão trágica que corpos têm sido abandonados nas ruas, mesmo sem caixão, à espera de que os serviços funerários os recolham.

O presidente do Equador, Lenin Moreno, criou uma força-tarefa para responder à demanda por serviços funerários em Guayauil. As funerárias improvisam maneiras de carregar caminhotes para transportar caixões com vítimas de covid-19.

Covid-19: Veja fotos do colapso funerário que assola o Equador