Cepa indiana: município de Cascavel investiga caso de variante na cidade
O município de Cascavel está investigando um caso suspeito da da variante indiana da Covid-19, na cidade.
Um homem de 38 anos, que veio do estado Maranhão, foi atendido em um hospital particular da cidade, após apresentar sintomas respiratórios. Ele foi atendido, orientado e liberado. Após coletar o exame, ele foi a casa de parentes na cidade de Jesuítas, para ficar em isolamento.
Ele se recuperou e viajou novamente ao Maranhão, onde mora e trabalha.
Segundo a Chefe Regional de Saúde de Cascavel, Lilimar Mori, o material coletado será encaminhado para a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), para que seja verificado se é um caso da nova cepa.
“ Como foi coletado, exatamente porque já havia um alerta. Todas as pessoas que vêm do Maranhão do estado, elas têm que passar por essa avaliação para verificar o tipo de vírus.”
Chefe Regional de Saúde de Cascavel – Lilimar Mori
Cepa no Estado
O primeiro caso da cepa indiana no estado foi registrado na cidade de Apucarana. Uma mulher de 71 anos, com comorbidades, ficou internada com sintomas gripais e realizou os testes para verificação da cepa. O exame foi encaminhado para a Fiocruz, onde foi constatado que se tratava da cepa indiana.
O secretário de estado de Saúde, Beto Preto, informou que os casos confirmados na região de Apucarana no período em que a mulher foi diagnosticada com cepa, serão acompanhados.
“ A vigilância em Saúde do Estado e também do município, irão fazer todas as buscas, vamos fazer um olhar diferenciado a todas amostras que foram positivadas no período em Apucarana e encaminhar para a Fiocruz.”
secretário de estado de Saúde – Beto Preto