Cascavel é reconhecida pela Organização Pan-Americana de Saúde por atuação durante a pandemia de Covid-19

por Julia Cappeletto
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 12 ago 2021, às 16h06. Atualizado às 16h11.

A cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, foi reconhecida, nesta quinta-feira (12), pela Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil e também pelo Ministério da Saúde pela atuação do município durante a pandemia de Covid-19. O reconhecimento é principalmente pelo trabalho feito pelos assistentes sociais e residentes que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Durante a pandemia a cidade implementou serviços públicos para melhorar o atendimento à população na saúde, e a iniciativa que trouxe o reconhecimento foi a implantação das três centrais de atendimento. A medida foi pensada para diminuir a procura de unidades de saúde durante este período, e por isso, as centrais atendiam demandas como: Covid-19, dengue, doenças crônicas, gestantes, saúde mental, protocolos de medicamentos especiais e distribuição de medicamentos.

O teleatendimento, realizado por 49 profissionais, utiliza ao menos três ferramentas durante o processo. No período de 23 de março a 1 de junho de 2020, foram contabilizados mais de 10 mil registros de atendimentos pelas centrais, dando orientações e monitorando casos suspeitos da Covid-19. Pelo serviço também foram agendadas mais de 18 mil consultas e outros serviços de saúde.

O reconhecimento dado à Cascavel veio da iniciativa “APS Forte no SUS no combate à pandemia de Covid-19”, que selecionou as melhores ações desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária em Saúde de diversos municípios.