Prefeitura cancela redução de ônibus nos horários de pico em Curitiba

Publicado em 20 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h51.

Após usuários e funcionários do transporte público de Curitiba registrarem, na manhã desta sexta-feira (20), inúmeras aglomerações nos terminais da cidade, o prefeito Rafael Greca determinou o retorno imediato dos ônibus extras que trabalham nos horários de pico

Na quinta-feira (19), a Urbanização de Curitiba (Urbs) havia anunciado a alteração de tabelas de ônibus em função da redução de 37% na demanda de passageiros nos últimos dias

A medida foi cancelada pelo prefeito e a URBS nega que as aglomerações tenham ocorrido em função da retiradas dos ônibus extra, pois, segundo a administração municipal, “as linhas em que foram verificadas aglomeração nos terminais não estavam contempladas nessa mudança: Expressos, Linha Direta Inter 2 e Ligeirões”. 

Ainda conforme a prefeitura, está sob apuração o que ocorreu nos terminais da cidade

“Estão sendo verificadas diversas possibilidades para a superlotação nos terminais: corte ou atraso determinado pelas empresas, greve velada promovida pelo sindicato ou erro grave de tabelas de ônibus nas linhas sob responsabilidades da URBS,  com abertura de procedimento administrativo.

Ainda será verificado o  impacto na Rede Integrada de Transportes de cortes metropolitanos no Transporte Urbano de medidas de redução realizadas pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), órgão estadual”, diz notícia publicada no site da Prefeitura de Curitiba. 

Comec

Por meio de nota, a Comec, responsável pelos ônibus que circulam na Região Metropolitana de Curitiba, informou durante a tarde que tanto os ônibus extras como as linhas que funcionam após às 22h retornam ainda nesta sexta.

Veja imagens:

As aglomerações nos terminais e ônibus de Curitiba foram registradas:

Vídeo:

Confira a nota oficial

As Empresas de Ônibus de Curitiba informam que houve falha na programação de carros na linha na manhã desta sexta-feira (20), o que ocasionou aglomeração de passageiros em alguns terminais da cidade.

Ao perceber o problema, o corte das tabelas extras foi suspenso. As operadoras lamentam a falha e informam que a operação já foi normalizada.

Desde o início da eclosão do novo coronavírus, as empresas e a Urbs formaram um comitê de gestão de crise para acompanhar dia a dia a movimentação do transporte coletivo e garantir a saúde de colaboradores e passageiros, com uma série de medidas para enfrentar o problema.

Cartazes
Dentro dos ônibus, cartazes informam a população sobre como se prevenir contra o novo coronavírus. São dicas como lavar as mãos com água e sabão, usar com frequência o álcool em gel 70° INPM e manter a janelas abertas, se possível.

Áudio
Mensagens em áudio também dentro dos ônibus trazem recomendações de prevenção e o telefone para tirar dúvidas: 3350-9000.

Álcool em gel
Boa parte das estações-tubo e terminais já dispõe de álcool em gel para uso dos cobradores. À medida que as empresas vão recebendo o produto, elas imediatamente vão repassar para os locais ainda não contemplados. A prioridade são os terminais e as estações-tubo mais movimentadas.

Máscaras
Por enquanto, máscaras não serão disponibilizadas para não faltar para quem precisa delas. De acordo com especialistas, a máscara deve ser usada por profissionais de saúde e pessoas que contraíram a doença.

Reforço na higienização dos ônibus e terminais
Reforçamos nas garagens a limpeza diária interna dos veículos, a desinfecção e a limpeza de balaústres e pega-mãos e solicitamos a higienização dos carros e terminais com mais frequência no decorrer do dia, se possível.

Idosos
Recomendamos aos idosos que evitem utilizar ônibus em horários de pico, das 6h às 9h, das 11h às 14h e das 17h às 19h.

Flexibilização do horário do comércio
Em trabalho conjunto com a Associação Comercial do Paraná (ACP), recomendamos aos comerciantes que, na medida do possível, flexibilizem o horário de funcionamento de seus estabelecimentos como forma de diminuir o fluxo de usuários nos horários de pico do transporte coletivo. Lojas podem ser abertas, por exemplo, às 10h, podendo variar o horário de fechamento entre 18h e 20h.

Órgãos de saúde
Estamos trabalhando sempre em parceria com a Urbs e seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Pedimos aos passageiros que também sigam as orientações do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias.

Colaboradores
Orientamos os nossos colaboradores sobre como se prevenir contra o coronavírus e colocamos à disposição deles, nas garagens, o álcool em gel 70° INPM.