"Cada estado tem uma realidade", diz Ratinho Junior sobre combate ao coronavírus
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), disse nesta sexta-feira (20), que cada estado tem um realidade em relação ao novo coronavírus e que uma decisão tomada em um determinado estado não precisa, necessariamente, ser adotado por outro.
Nesta semana, por exemplo, São Paulo e Santa Catarina, estados que fazem divisas com o Paraná, adotaram medidas restritivas mais duras para combater a pandemia do novo coronavírus. Enquanto os dois fecharam bares e restaurantes, aqui no estado, ambos permanecem funcionando. “Todas as medidas estão sendo tomadas. Nós estamos nos espelhando nos melhores exemplos, Coreia do Sul, Singapura, Japão. O Brasil é muito grande. Um decisão tomada em um estado não significa que vai dar certo em outro. Mas estamos monitorando e tomando decisões diárias”, disse.
A visão do governador é diferente do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que nesta quinta-feira (19), disse que o “cenário da covid-19 no Brasil tem caráter mais nacional do que regional e se (a doença) levantar toda em bloco vai ser muito mais difícil de monitorar”.
Investimentos e pacote
Ratinho Junior disse que destinou R$ 100 milhões para a Saúde, realocando recursos que seriam investidos em obras, para injetar um volume destinado a compra de insumos e equipamentos que serão repassados aos hospitais.
Ele também ressaltou a convocação de profissionais de saúde que passaram em concurso para e a parceria com as universidades estaduais para reforçar a equipe de Saúde do estado, além da possibilidade de aumentar em até 350 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado.
Ratinho Junior afirmou que na segunda-feira (23) o Governo do Paraná vai anunciar um pacote de medidas econômicas para micro e pequenas empresas e para o parque industrial. “A Secretaria da Fazenda, o BRDE, a Fomento Paraná, estão trabalhando para anunciar um pacote para o setor produtivo”.