Brasil registra primeira morte por varíola do macaco
A primeira morte por varíola do macaco (Monkeypox) foi registrada no Brasil nesta sexta-feira (29). O paciente estava internado em um hospital de Uberlândia (MG). A vítima era um homem que tinha imunossupressão (sistema imunológico mais frágil). A morte foi confirmada pelo Ministério da Saúde.
- Leia também:
Até o momento, o Brasil possui 978 casos de varíola do macaco, a maior parte das ocorrências foram registradas no estado de São Paulo. Outros 71 países registraram casos da doença.
De acordo com a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Rosamund Lewis, os grupos de risco da doença são as crianças, gestantes e indivíduos com imunossupressão.
Varíola do Macaco no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na última quinta-feira (28), que o Paraná possui mais 11 casos de varíola dos macacos (Monkeypox) em Curitiba. Agora, o Paraná soma 21 diagnósticos positivos para a doença, todos registrados na capital. Os pacientes se tratam de 20 homens e uma mulher, com idades entre 22 e 40 anos.
Sintomas de varíola dos macaco
A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas, além das lesões na pele, envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.