Leite: Mitos e verdades sobre o consumo
A acne, por exemplo, não demostra evidências científicas sobre os melefícios para a pele
No queijo, no iogurte, na manteiga ou no sorvete, o leite de vaca está presente na alimentação diária de muitos brasileiros. No próprio leite existem diversos tipos para consumo, cada um com suas características e benefícios específicos. Mesmo assim, há alguns mitos e verdades que rondam sobre a bebida. Por isso, o portal Ric.com.br, separou as duas mais recorrentes em relação ao leite. Confira:
O leite é essencial para adultos?
A informação é falsa. Após o desmame, o corpo humano não precisa mais de leite para obter os nutrientes essenciais. Adultos podem obter todos os nutrientes necessários de uma dieta balanceada e variada, que inclua frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
O leite é a única ou melhor fonte de cálcio?
É falsa a informação. O leite é uma das fontes de cálcio, um mineral essencial para a saúde óssea e dental. No entanto, outros alimentos, como vegetais verdes escuros, frutos do mar e amêndoas, também fornecem quantidades significativas de cálcio. Dessa forma, com ou sem o leite na alimentação, é possível ter o cálcio de outras formas.
Leia também:
- Castro ganhará nova fábrica com investimentos de cooperativas
- Receita autêntica do Bolo de Santo Antônio para celebrar em casa
O leite integral engorda?
Parcialmente é verdade. O leite integral contém mais gordura saturada do que as versões do leite desnatado e semidesnatado. Dessa forma, o consumo excessivo de gorduras saturadas pode contribuir para o ganho de peso, especialmente quando associado a uma dieta rica em calorias e pobre em nutrientes.
Leite é inflamatório?
Também não existem evidências de que o leite cause inflamação no organismo e, segundo alguns estudos indicam, esse produto e derivados podem até mesmo ter algum efeito anti-inflamatório. O leite apenas causa malefícios em quem é alérgico à proteína do leite.
Leite dá espinha?
Não existem evidências que liguem o leite ao aparecimento de acne. Afinal, o problema está associado a outras causas, como aumento de sebo, processo inflamatório, comedogênese e colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.