Atenção com o mar no verão: dicas para evitar os perigos na praia
Estar na praia, nadar e ficar por horas relaxando na área ou dentro da água é um dos prazeres do verão, mas é preciso tomar alguns cuidados. O mar guarda alguns perigos e todo cuidado é preciso.
Entre as dicas estão o respeito pelas marés oceânicas, que mudam rapidamente e pode arrastar o banhista para áreas de risco. Outra é a atenção com as crianças seja dentro da água ou meio às praias lotadas.
Veja algumas formas de se divertir com segurança
1 – Atenção com o mar
A atenção deve ser redobrada com as marés. O primeiro sinal que deve ser levado em conta é a sinalização instalada pelos salva-vidas. Evite entrar onde há bandeiras vermelhas, pois elas definem que pode haver algum perigo não visível, como buracos na areia ou ondas fortes. Dê preferência para os locais que estão sendo supervisionados pelos salva-vidas
2 – Fique de olho em lanchas e jet-skis
Algumas praias possuem alto tráfego de lanchas, jet-skis e muitos delas não respeitam as faixas do mar onde podem transitar, normalmente após a rebentação das ondas. Por isso todo cuidado é necessário para evitar ser atropelado por elas. Nesses locais é preciso sinalizar bem que está no local e evitar nadar sozinho. Procure áreas com mais concentração de pessoas, que também ficam mais fáceis de serem identificadas pelos condutores dos veículos marítimos.
3 – Pode entrar na água depois de comer? Não
Aquela velha orientação de que não pode comer e entrar na água é importante, mas não é a relação da água com a comida em que existe o perigo. O que é preciso evitar é fazer exercícios após a alimentação, que atrapalha o processo de digestão e pode causar mal estar e até mesmo uma congestão. E como o mar exige movimentação seja para pular as ondas e nadar, a orientação é esperar ao menos uma hora após uma refeição.
4 – Atenção com o tipo de alimentação
As tentações na praia são grandes, mas os cuidados com os alimentos são poucos em meio às altas temperaturas e a manipulação. A melhor dica é levar comidas refrigeradas de casa, mas, se não for possível, evite consumir alimentos crus ou aqueles que obrigam um controle mais rígido de temperatura, como sanduíches feitos com maionese. Um pastel de camarão pode? Até que pode, pois eles passaram por um processo de aquecimento que elimina a maior parte de bactérias, mas fique sempre de olho como o produto é manipulado.
5 – Cuidado com as crianças
Criança na praia é sinal de liberdade e de muito espaço para brincar, mas tome cuidado. E se acontecer de que, naquela piscada de olhos, ela suma, tenha certeza que ele esteja identificado com o nome e um telefone de contato. Orientação à criança também é importante, como explicar que é preciso tomar cuidado com pessoas estranhas, evitar ficar longe da área de onde estão os pais e também explicar que, caso se perca, como deve
Oferecimento: Sicredi | Patrocínio: Nissei e Calceleve | Apoio: Megamania| Realização: Grupo Ric