As Fake News do Coronavírus
A pandemia do novo Coronavírus está assustando o mundo todo, e é claro que já era de se esperar que as fake news iam começar a surgir e circular com força total na internet, gerando desinformação.
Boatos começaram a circular nos Estados Unidos, dizendo que desinfetantes antibactericidas para as mãos não teriam eficácia contra a doença transmitida pelo vírus. A notícia não tem qualquer fundamento e começou a ser disseminada no começo de março de 2019, chegando inclusive no Brasil.
Como já indicado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool gel pode ser perfeitamente usado para higienizar as mãos, quando não houver água e sabão disponíveis, que devem ser semmpre a primeira opção.
Dicas de saúde caseira para evitar o coronavírus: será que funciona?
Além desse caso, em meio a preocupação de contágio com o novo Coronavírus, surgiram também nas redes sociais algumas dicas de saúde. No Facebook começou a circular que o alho, que de fato é um alimento saudável, poderia prevenir e até mesmo eliminar o novo Coronavírus do organismo humano.
A Organização Mundial da Saúde já desmentiu essa informação, dando créditos as propriedades antimicrobianas do alimento, mas dizendo também que o alho não possui a capacidade de proteger as pessoas do novo coronavírus.
Em outras redes sociais aparecem dicas que sugerem que o calor mata o coronavírus, recomendando a ingestão de água quente, banhos quentes e até mesmo secadores de cabelo. A publicação foi atribuída falsamente a ONU, que se pronunciou através da Charlotte Gornitzka, dizendo:
“É uma mensagem falsa que surgiu na internet. Sabemos que o vírus da gripe não sobrevive muito tempo fora do corpo durante o verão, mas ainda não sabemos como o calor afeta o novo Coronavírus”.
Quando o coronavírus entra no nosso organismo, não há como matá-lo, o nosso corpo precisa apenas combatê-lo. Já para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, disponibilizou um número de WhatsApp para envio de mensagens da população.
O canal não funciona como SAC e nem tira dúvidas dos usuários, o espaço é para que qualquer cidadão. Envie gratuitamente mensagens que tenham recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de compartilhar Fake News e disseminar a desinformação. O número é (61) 99289-4640