Após autorização da vacina para crianças nos EUA, Beto Preto afirma: “Nós estamos preparados”

Publicado em 3 nov 2021, às 10h13.

Durante entrevista ao Paraná no Ar, da RIC Record TV, na manhã desta quarta-feira (3), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, comentou sobre a vacinação em crianças de 5 a 11 anos, que ontem (2) foi autorizada nos Estados Unidos. A aplicação foi liberada, porém, será utilizada uma dose menor. Por enquanto apenas o país da América do Norte pode vacinar, entretanto, a farmacêutica Pfizer já enviou pedidos para autorização em outros locais.

Segundo especialistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), as crianças vão receber um terço da dose autorizada para os maiores de 12 anos e adultos, em duas doses com intervalo de três semanas. Essas vacinas serão armazenadas em ampolas menores e aplicadas com agulha própria.

Nos Estados Unidos a aplicação foi autorizada a partir desta quarta-feira (3). Mesmo sem autorização ainda no Brasil, Beto Preto já comentou, com exclusividade, sobre a vacinação em crianças no Paraná.

“Apesar de que alguns pais não queiram, essa vacinação que vai acontecer nos Estados Unidos é fantástica. A União Europeia deve se manifestar neste momento, esta semana ainda, e nós teremos aqui pela Anvisa uma manifestação também, porque a Pfizer já deve ter entrado com pedido. É uma dose diminuída e tem dado um resultado fantástico. Nós estamos preparados para fazer essa vacinação e fecha o ciclo”,

comentou Beto Preto.

Vacinação de adolescentes

O secretário aproveitou para comentar sobre a vacinação de adolescentes no Paraná. Segundo Beto Preto, o estado já atingiu 46% da população com idade entre 12 e 17 anos, com pelo menos uma dose. A expectativa é que esse número chegue a 80, 90% até o final deste mês de novembro.

Durante a entrevista, Beto Preto ainda comentou sobre o próximo ano, que deve ter revacinação. O secretário destacou que já está confirmada uma nova aplicação em pessoas com idade entre 18 e 60 anos em 2022. Confira a entrevista completa: