Animais podem ser infectados com o novo coronavírus? Veja que cuidados tomar com os pets

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 5 maio 2020, às 00h00.

Com as notícias de que o novo coronavírus é um vírus comum nos animais mas que sofreu mutações e agora permeia na espécie humana, surgem muitas dúvidas em relação à saúde dos pets. Se perguntar se eles são capazes de transmitir ou contrair Covid-19 leva muitos proprietários à ficarem preocupados com seus animais de estimação.

De acordo com o comitê científico e de saúde única da WSAVA (Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há dados que comprovam que cães e gatos, possam ser infectados pelo novo coronavírus ou transmitir a doença. Entenda.

Tipos de coronavírus em animais

Primeiramente é preciso entender que os tipos de coronavírus presentes nos animais e humanos são diferentes, portanto o vírus que adoece os pets não é o mesmo vírus que afeta as pessoas. Se você analisar uma carteira de vacinação de um cachorro por exemplo, certamente vai encontrar vacinas para alguns tipos comuns de coronavírus na espécie, como V8, V10, V11 e V12.

animais-podem-ser-infectados-com-o-novo-coronavirus

Meu pet pode ter Covid-19?

Este é um caso muito improvável. Como os vírus que circulam entre os cães e gatos não têm relação direta com o Sars-CoV-2, o vírus causador da pandemia coronavírus atual, seria muito difícil que um pet pudesse contrair a doença.

A informação de que um cachorro testou positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV2) em Hong Kong, surgiu em meio à pandemia e deixou muitos donos preocupados. Apesar disso, veterinários acham pouco provável que animais domésticos possam contrair o vírus, já que para isso seria necessário sofrer uma mutação considerável. 

A professora Helena Lage, da FZEA-USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo), explicou ao portal R7 que a proprietária do animal em que foi detectado o vírus estava com Covid-19, mas que não se sabe até o momento se o animal estava infectado ou se o vírus estava superficialmente nele. Ela acrescenta ainda que a carga viral encontrada foi muito baixa e poderia nem ser capaz de causar uma infecção.

Os pets também não transmitem Covid-19

Apesar de pertencerem à mesma família, os coronavírus que acometem os humanos não são os mesmos dos animais, e eles não são transmitidos entre si. Especialistas afirmam que as probabilidades de um coronavírus pular entre diferentes espécies, como aconteceu recentemente, são baixíssimas. Por isso não existe nenhuma comprovação científica de que os animais domésticos possam adoecer ou mesmo contaminar os humanos com o Sars-CoV-2.