Acelerar áudios no Whats App pode ser prejudicial à saúde? Confira!

por Mônica Ferreira
Com informações da repórter Daniela Calsavara, da RIC Record TV
Publicado em 23 set 2021, às 22h50.

Você já parou para pensar que ao mesmo tempo que a ferramenta de acelerar o áudio no Whats App ajuda, ela também prejudicar? Quem acelera muito pode perder detalhes importantes, e até acelerar um quadro de ansiedade.

Apesar de trabalhar num ambiente calmo, a produtora cultural Hylea Ferraz não é tão calma assim quando está ouvindo as mensagens no Whats App. Ela diz que utiliza muito o recurso de acelerar o áudio para conseguir dar conta do trabalho.

“Como existem muitas conversas que são várias histórias, até chegar no assunto, tem dia que não dá tempo nem de escutar tudo”,

relata a produtora cultural.

O recurso conquistou muitos adeptos, já que a maioria das pessoas não tem paciência para escutar áudios muito longos. Mas o alerta é que a ferramenta deve ser usada com moderação.

A psicóloga Rosi Lopes Alves explica que há situações cotidianas em que as pessoas precisam ter uma ação mais rápida. Mas em boa parte do nosso dia-a-dia, é preciso fazer um planejamento, pensar melhor no que está fazendo.

“Mas a gente já vai acelerando tudo, fazendo coisas assim, rápido. Não deveríamos fazer isso”,

aponta a psicóloga.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo. A psicóloga diz que ainda não dá pra saber quais serão as consequências do novo recurso do aplicativo. Mas também não descarta que seja uma ferramenta ruim para quem já sofre de ansiedade.