72 horas depois da Argentina, lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu será fechado

Publicado em 17 mar 2020, às 00h00.

Nesta terça-feira (17), em nota, o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, anunciou o fechamento para a visitação turística a partir desta quarta-feira, 18 de março. O fechamento do lado brasileiro acontece 72 horas depois da Argentina fechar o Parque Nacional Iguazú, em Puerto Iguazú, do outro lado da fronteira.

O atrativo ficará fechado por uma semana, conforme determinação do presidente da República, publicada nesta terça-feira, 17, pelo Ministério do Meio Ambiente, responsável pelas unidades de conservação federais.

A medida visa a garantir a saúde de todas as pessoas para conter a pandemia do novo coronavírus (covid-19), conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Itaipu

O lado brasileiro de Itaipu, em Foz do Iguaçu, suspendeu três atrações do circuito turístico a partir desta terça-feira (17). A medida é válida por 15 dias nos dois locais e tem o objetivo de prevenir a propagação do novo coronavírus. A decisão do Brasil acontece 6 dias depois do Paraguai ter fechado o seu lado para visitação. No lado brasileiro, estão suspensos a visita técnica pela usina, o passeio Itaipu Iluminada e a visitação ao Ecomuseu.

Parque das Aves

Ainda em Foz do Iguaçu, o Parque das Aves decidiu suspender sua operação por quinze dias, e reavaliar a situação depois desse período. “Atrativos turísticos são magnetos que chamam pessoas para uma região. Agora, pessoas deveriam permanecer em suas cidades, para todo mundo junto proteger uns aos outros. Esta é a decisão que consideramos mais ética neste momento, pensando em nossos colaboradores, na comunidade, e no turismo”, comenta Carmel Croukamp, diretora geral do Parque das Aves.