Vizinhas fazem parto de bebê em Londrina depois de mãe não conseguir chegar ao hospital

por Ana Clara Marçal
com informações de Lamartine Cortes, da RIC Record TV e supervisão de Bruna Melo
Publicado em 21 jul 2021, às 14h30. Atualizado às 14h31.

Ícaro nasceu na manhã desta terça-feira (20) em um lugar diferente: no sofá de Diva, vizinha de seus pais. Por volta das 9h, a bolsa da mãe estourou. Ela mora no último andar de um prédio, em Londrina, norte do Paraná. Com o marido, a mulher se preparou para ir até o Hospital Universitário (HU). Entretanto, Ícaro foi mais rápido.

“Ela sentiu uma contração normal, achou que era daquelas de treinamento. Eu falei ‘levanta, toma um banho porque daí a gente já fica preparado, qualquer coisa’.  Assim que ela levantou, a bolsa estourou, então a gente percebeu que tinha que ir para o hospital […] quando aconteceu da gente terminar de descer as escadas, que ela ficou sentada aqui nesse banco, para poder esperar o carro […] ela começou a gritar muito. Eu voltei e a nossa vizinha, Dona Diva, estava junto com ela nesse momento e levou ela para lá.”

relembra Rafael Silva, pai do bebê.

A vizinha mora no térreo. Ela estava tirando o lixo quando viu a mulher em trabalho de parto. Percebendo a situação de emergência, levou a mãe até seu apartamento e a posicionou no sofá. Com a ajuda de Juliana, filha e enfermeira, as duas fizeram o parto de Ícaro, que durou pouco tempo.

Eu falei ‘aqui não, você não vai ganhar nenê aqui’. O marido dela falou assim ‘não, amor, nós vamos no carro’. Eu falei ‘não, você não vai levar ela no carro, você vai levar ela lá dentro de casa’. Ele concordou, me ajudou a levantar ela do banco e ela falou ‘tá nascendo’. Eu falei ‘não, prende bem as pernas, vamos quietinhas, vem devagar’. Cheguei aqui, empurrei a porta, chamei a Juliana […], a gente arrumou o sofá, deitou ela, ela deitou, dali umas […] acho que umas três ou quatro dores o nenê chorou. E a minha filha ajudando.”

conta a vizinha, Divinote Sizoto.

Depois do nascimento, o pai chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Mãe e filho foram levados até o hospital. Isabela estava no oitavo mês de gestação.

“Até agora eu tô tremendo, tô emocionada. Porque eu falei ‘gente, com tanta coisa acontecendo ruim lá fora, olha o bem que a gente fez hoje’. Foi uma coisa de Deus que aconteceu, salvar uma vida. É uma coisa que eu falei assim, ‘eu ganhei um presente hoje de Deus’, porque é uma coisa que não tem explicação, a emoção da gente.”

a vizinha lembra.

Para Diva, ela presenciou um milagre. Ao ver as fotos de Ícaro se emociona e acredita que esse carinho nunca vai mudar.