A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realiza neste domingo e segunda-feira (31 de janeiro e 1º de fevereiro) as provas do vestibular que visa o preenchimento de 1.070 vagas em 67 cursos de graduação. Esta é a segunda edição unificada do processo seletivo que ocorrerá, simultaneamente, nas cidades que possuem câmpus da instituição.

Os 7.251 candidatos poderão acessar os locais de prova entre 12 e 13 horas quando os portões estarão abertos. As informações já estão disponíveis no site vestibular.unespar.edu.br 

Ainda é obrigatória, nos dois dias de provas a apresentação de documento de identificação original com foto. A não apresentação do documento ou atraso impede a participação do candidato no processo seletivo.

Como esclarece a Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV), o candidato que tiver o documento original com foto extraviado, furtado ou roubado somente terá acesso ao local de prova mediante a apresentação de Boletim Policial original e cópia com registro circunstanciado da ocorrência.

Além dos documentos, o preenchimento dos gabaritos de respostas deve ser efetuado com caneta esferográfica com tinta azul-escura ou preta, escrita grossa e de corpo transparente. Itens como lápis e borracha são aceitos apenas para a resolução das questões.

Provas

No primeiro dia do vestibular serão aplicadas as provas de conhecimentos gerais em que são respondidas 50 questões sobre artes, filosofia, língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (espanhol ou inglês) e a prova de redação. No segundo dia, acontece a prova vocacionada com um total de 45 questões de três disciplinas, cuja composição depende do curso escolhido pelo vestibulando.

Inscritos

Neste ano a Unespar alcançou um crescimento que ultrapassou 15% na comparação com a edição anterior. Dentre os sete câmpus, o de Curitiba II registrou o maior número de inscritos, um total de 1.470. Na sequência estão os câmpus de Paranavaí (1.452), Paranaguá (1.277), Campo Mourão (987), Apucarana (938), União da Vitória (668) e Curitiba I (459).

Na concorrência por curso, Cinema e Vídeo é o mais disputado pelo segundo ano consecutivo com 17,67 candidatos por vaga. O resultado de todos os cursos pode ser consultado no site do vestibular.

Universidade Estadual de Londrina

A 2ª fase do Vestibular 2016 da UEL começa neste domingo (31). Serão 20 questões objetivas referentes à Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Os candidatos serão desafiados ainda com 10 questões de Língua Estrangeira e com a prova de Redação, que prevê de duas a quatro produções de textos. A prova terá início a partir das 14 horas. Estão sendo ofertadas 2.550 vagas, em 54 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações. O resultado final será divulgado em 14 de março, a partir do meio dia.

No dia 1º de fevereiro (segunda-feira) será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos (discursiva). Os conteúdos são relacionados a três disciplinas entre Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas, Matemática, Química e Sociologia. No dia 2 de fevereiro (terça-feira) serão aplicadas as Provas de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. Neste dia as provas serão aplicadas no Campus da UEL, das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas.

O câmpus da UEL vai receber 5.863 candidatos. Eles serão alocados em oito Centros de Estudos – CCA, CTU, CCB, CESA 1, CESA 2, CCH, CECA, e CEFE. Fora do Campus 2.703 candidatos farão as provas na Faculdade Pitágoras 1 e 2 (na zona sul de Londrina) e no Colégio Vicente Rijo, no centro da cidade. Ao todo serão utilizadas 231 salas de aula.

A Cops recomenda que os candidatos se apresentem com uma hora e meia de antecedência para evitar transtornos ou atrasos. Para ter acesso à sala de provas, os candidatos devem portar documento original com foto, cartão de inscrição, com uma foto 3X4 recente e cópia da Carteira de Identidade (coladas), além de caneta esferográfica preta ou azul.