Com duas semanas de inscrições o concurso vestibular da Universidade Federal do Paraná conta com 30.435 formulários preenchidos. Como o prazo para o pagamento da taxa de R$80,00 e R$79,00 para os treineiros só termina em 21 de setembro, o número de inscrições consolidadas é bem menor, pouco mais de quatro mil inscrições. A greve dos professores (que começou em maio) não vai afetar a realização do vestibular. A primeira fase será dia 11 de novembro, domingo, a partir das 14 horas e a segunda etapa dias 9 e 10 de dezembro no mesmo horário.

A UFPR está ofertando 5.616 vagas em 93 opções de cursos. Nesta sexta-feira, dia 31, termina o prazo para solicitar a isenção de taxa. Podem se inscrever os estudantes que fazem parte do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). O formulário está disponível no site do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br. O NC divulga a relação dos estudantes que ficarão isentos do pagamento da taxa de inscrição no próximo dia 10 de setembro.

O concurso tem 529 vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Também há 20% de vagas de cada curso reservadas para as cotas raciais e outros 20% para cotas sociais (destinadas a estudantes que sempre estudaram em escola pública).

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro no site: www.nc.ufpr.br.

As provas serão realizadas em Curitiba e em Palotina. O NC divulgará o comprovante de ensalamento para a primeira fase a partir de 5 de novembro e para a segunda fase, a partir de 4 de dezembro.

Os candidatos para o vestibular de Música farão uma prova de habilidade específica no dia 16 de outubro.

O resultado final do vestibular será divulgado até o dia 18 de janeiro de 2013.