Com a presença do secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, e do presidente da Ceasa PR, Luiz Damaso Gusi, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto assinou, na segunda-feira (15), resolução que regulamenta a rotulagem de frutas, verduras e legumes vendidos in natura e a granel ou embalados.

A Seab e as Ceasas do Paraná ajudarão na orientação e informação aos produtores e distribuidores até a lei entrar efetivamente em vigor, o que vai acontecer em 1º de julho de 2015.
Em 180 dias vários produtos deverão ser vendidos com rotulagem que indica o produtor, endereço, e-mail, telefone, identificação e CNPJ dos atacadistas.

Em um ano, após a entrada em vigor da resolução, em janeiro de 2016, será iniciada a segunda fase com outros produtos. Um terceiro grupo, composto por todos os demais produtos comercializados no comércio varejista, deverão apresentar a rotulagem no prazo de 540 dias após a entrada em vigor da resolução.

Com essa medida, o estado é pioneiro em garantir a rastreabilidade e qualidade dos alimentos a granel comercializados no comércio varejista.

E a Abiove, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, projeta para 2015 um ano de crescimento da produção agrícola e do processamento de oleaginosas. Há expectativa de que a safra de soja, o grão de maior produção do Brasil, atinja o recorde de aproximadamente 91 milhões de t.

Com esse volume, o Brasil colherá a 2ª maior safra mundial, atrás apenas da atual safra norte-americana. O país consolida-se como o segundo maior produtor de soja e caminha com velocidade para buscar a primeira colocação no ranking mundial de produtores.