O Brasil nunca vendeu tanto fertilizante como em 2013. Segundo a (ANDA) Associação Nacional para Difusão dos Adubos, no primeiro quadrimestre de 2013 foram entregues 7,2 milhões de toneladas ao consumidor, aumento de 4,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em dez anos, o uso de adubo nas lavouras brasileiras cresceu 58,7%. A expectativa para este ano é que as vendas fiquem entre 30,0 e 31 milhões de toneladas. (PAGINA RURAL)

Soja

Os preços da soja sobem no Paraná. O produtor tem optado por estocar o grão, à espera de preços melhores. A comercialização atingiu 64,0%, um avanço de apenas 3,0 pontos percentuais em maio. No mesmo período do ano passado, a comercialização já estava em 83,0% da safra.

O cenário de preços firmes no mercado internacional nos últimos dias, somado à menor oferta do lado vendedor no Brasil deu espaço para alta nos preços da soja. A saca de 60kg de soja fechou cotada em R$60,00 (média do estado) , os preços subiram 3,7% na semana e 8,4% no acumulado do mês de maio.(AGROLINK)

Aftosa

Hoje é o ultimo dia da Campanha da Vacinação contra febre aftosa em bovinos de até 24 meses. Obrigatoriamente também é o ultimo dia da comprovação da vacina. Aqueles que possuem apenas animais com idade superior a 24 meses devem comparecer da mesma forma nos escritórios daAdapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) para a devida comprovação de plantel. (SEAB)

Leite

 A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta semana os primeiros resultados do novo sistema de monitoramento da qualidade do leite vendido no Paraná. Desde a semana passada, o Laboratório Central do Estado passou a verificar a presença de substâncias que podem adulterar a composição do leite, como o formol.

 De acordo com as análises, nenhuma das dez amostras processadas pelo Laboratório Central do Estado apresentou indício de fraude. Foram avaliadas dez amostras de quatro marcas sob suspeita de adulteração: Líder, Mu-mu, Cativa e Polly. Os laudos já foram encaminhados ao Ministério Público, que está acompanhando os casos de fraude. (AGENCIA DE NOTICIAS PR)

Museus

O feriado de Corpus Christi reserva opções de lazer e cultura na capital, litoral e outras sete cidades paranaenses. Em Curitiba, os espaços de exposição do estado estarão abertos normalmente. Além disso, o programa Museus Paraná, da Secretaria da Cultura, que leva mostras itinerantes para o interior, está com sete exibições de obras do acervo público estadual em cartaz em Francisco Beltrão, São José dos Pinhais, Irati, Morretes, Paranaguá, Araucária e, também, em Curitiba.

Sabores 

Em Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Paranaguá, além da Ilha do Mel, serão realizados o Festival Gastronômico Sabores do Litoral, que começa na quinta (30) e seguirá durante um mês. A iniciativa conta com apoio da Secretaria do Turismo. (SEAB)

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.