Vacinas contra covid-19 precisam ser transferidas após temporal e queda de energia

Publicado em 31 maio 2021, às 11h35. Atualizado em: 16 mar 2022 às 13h13.

A falta de energia causada pelas fortes chuvas no município de Amaporã, região Noroeste do Paraná, obrigou a Secretaria Municipal da Saúde a transportar imunizantes e medicamentos a Paranavaí, na mesma região, no domingo (30). Vacinas contra covid-19 também precisaram ser transportadas para o município vizinho, distante 40 quilômetros.

A operação foi iniciada por volta das 4 horas de domingo, após uma árvore ter caído e afetado a transmissão de energia elétrica na região onde fica localizada a Secretaria de Saúde.

De acordo com o chefe da 14ª Regional da Saúde, Nivaldo Mazzin, a situação foi normalizada e, os insumos médicos já foram transportados de volta a Amaporã, sem afetar o atendimento de saúde à população nesta segunda-feira (31).

Além de medicamentos, a situação obrigou o transporte de vacinas contra covid-19 e vacinas contra gripe, informou Mazzin.

Chuva forte

Conforme divulgou a Defesa Civil, mais de 100 residências foram afetadas por causa do temporal em Amaporã.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou 60 milímetros de chuva no último fim de semana, no município da região Noroeste.

Mesmo com a necessidade de transporte dos insumos, não houve perda de medicamentos ou vacinas, segundo a 14ª Regional da Saúde.