Obra faz parte do programa Requalifica UBS e conta com financiamento do governo federal

Quase 20 anos depois de ser construída, a Unidade de Saúde Xapinhal, no bairro Sítio Cercado, foi reformada pela primeira vez. A obra faz parte do programa Requalifica UBS e conta com financiamento do governo federal. Ao todo, 99 das 109 unidades de Curitiba serão beneficiadas – 39 já foram concluídas.

A edificação teve as paredes internas e externas pintadas, o piso foi trocado e o telhado passou por manutenção. “A gente sabe o quanto a equipe e a comunidade lutaram para isso. A unidade deve ser cuidada do mesmo jeito que cuidamos da nossa casa. Foi muito bom ver como a equipe está trabalhando não só para cuidar da unidade, mas também para olhar para a comunidade. Agora já pensamos nos próximos passos para a US”, disse o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, que esteve na unidade nesta sexta-feira (17). A revitalização custou R$ 42.811,52.

A unidade atende uma região com 9.334 pessoas e conta com o suporte de 35 profissionais da saúde – entre médicos, agentes de saúde e equipes de enfermagem e odontologia –, que realizam cerca de 7 mil procedimentos mensais. Além disso, a US conta com o apoio de uma equipe multiprofissional de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Os atendimentos da US Xapinhal não foram interrompidos no decorrer das obras, promovidas entre abril e junho deste ano.

“Depois da reforma, a gente percebe que a motivação dos funcionários é outra. Ter um espaço mais bonito e revitalizado mostra que a secretaria está olhando para a população e para as demandas dos funcionários”, afirma a coordenadora da US, Alzira Derenievicki.

Sem reforma

Inaugurada no fim dos anos 1990, a US Xapinhal nunca havia sido reformada. “A nossa unidade estava precisando dessa reforma há muitos anos. Nunca tinha sido liberado isso e é muito bom para nós. O usuário já nota um impacto. O resultado foi satisfatório”, diz a usuária da US e presidente do Conselho Local de Saúde, Edna Maria dos Santos, que lembrou ainda a necessidade de construção de um Espaço Saúde para a unidade. Presente no evento, o vereador Pedro Paulo lembrou que, para que o Espaço Saúde seja construído, é preciso que uma área seja regularizada, o que está nos planos da Prefeitura.