A Unidade Básica de Saúde Monteiro Lobato, do bairro Tatuquara, em Curitiba, passou a atender até as 22h, desde a última segunda-feira (25), sendo assim a décima unidade da cidade a funcionar neste horário. Ela também conta com dois médicos do programa Mais Médicos e irá beneficiar, com a mudança, 16 mil moradores da região.

De acordo com o presidente do Conselho Local de Saúde, Márcio Renato Bullessich, este era um anseio antigo da população que precisava recorrer as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Pinheirinho e da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) para receber atendimento à noite. “Muitas pessoas trabalham e não conseguem vir até a unidade durante o horário comercial e acaba sendo complicado ir até a UPA”.

De acordo o coordenador da unidade, Angelo Braz Moreira, a intenção é de trabalhar com a demanda espontânea no período noturno. “Já mudamos a forma de acesso e estamos trabalhando com a agenda mais livre dos médicos. Não podemos demorar 15 dias para atender alguém que está com dor de cabeça. Hoje, se a pessoa não conseguir a consulta no mesmo dia, consegue para o dia seguinte”, explica.

“Para nós vai facilitar muito. Nem sempre conseguimos ir na UPA e esperamos até o dia seguinte quando não estamos nos sentindo bem a noite”, afirmou Jurassi Padilha. “Principalmente quem tem criança é essencial ter um serviço de saúde próximo de casa e que funcione a noite”, ressaltou a dona de casa Matilde Brito.

As outras unidades que também tiveram horário estendido até as 22 horas são: US Camargo (Cajuru), Eucaliptos (Boqueirão), Vila Guaíra, Bairro Alto, Ouvidor Pardinho (Centro), Bairro Novo (Bairro Novo), Concórdia (Pinheirinho) e Oswaldo Cruz (CIC). Além destas, a US Santa Felicidade.