Trackmob.jpg

Muitos artigos na internet nos falam como trabalhar com a mídia digital, mas são poucas as histórias que nos contam cases reais. Aprenda como ter uma experiência de sucesso com a mídia digital com empresa Track Mob.

A Trackmob Soluções Digitais S.A. cria soluções de software para promover a captação de recursos para ONG e é uma das empresas mentoradas do Projeto Jovem Emrpesário. Tem soluções completas que envolvem toda a área de captação de recursos, desde uma ferramenta de criação de landing pages para doação, um CRM focado em gestão de doadores até o processamento de pagamento com diversos bancos, adquirentes e gateways.

PJE: Sendo uma empresa de tecnologia, vocês sempre trabalharam com mídia digital?

TM: Ao entrar no mercado umas das coisas que nos era clara é que precisaríamos nos inserir no meio online uma hora ou outra. Como começamos atendendo organizações grandes fomos ganhando corpo organicamente e por isso demoramos para ter alguma presença real online.

 

PJE: E como vocês entraram na mídia digital?

TM: Quando chegou a hora de tracionarmos mais o negócio iniciamos testes com outbound, principalmente com adwords. Começamos a trabalhar com o meio de forma despretensiosa, ainda sem uma estrutura adequada e nem estratégia correta. Uma coisa que já sabíamos por experiências anteriores é que nosso mercado não iria responder bem a estratégias de programas de afiliados.

 

PJE: Vocês investiram em quais mídias digitais?

TM: Alocamos nosso orçamento na utilização das mídias sociais de forma impulsionada e na utilização de adwords. Nosso resultado foi bem fraco. O custo por cliente acabou sendo muito alto a ponto de valer mais a pena fazer ligações frias para as organizações. O principal motivo disso era a falta de qualidade do lead, que caia na nossa área de vendas despreparado para comprar. Isso acarretava em tempo para fechamento alto e uma conversão baixa.

 

PJE: E qual foi o problema com a sua estratégia de marketing inicial?

TM:O problema na nossa estratégia de marketing não era exatamente a nossa estratégia, mas a realidade do mercado. As organizações geralmente nascem da vontade de alguém de fazer o bem, mas que não tem uma formação empreendedora ou experiência em administração. Isso tudo estava unido a uma falta de conteúdo relevante que mostrasse para as organizações como solucionar os seus problemas. Isso impactava fortemente na qualidade de nossos leads.

Resolvemos então sair da estratégia de Outbound e investir mais em Inbound.

 

PJE: Quais foram as mudanças necessárias na estratégia de marketing?

TM: A partir daí mudamos nossos investimentos para o inbound marketing. Começamos a produzir conteúdo relevante de forma estratégica para atrair nosso público, ensinando quais são as melhores práticas em captação de recursos. Também fizemos parcerias com portais de conteúdo e autoridades do setor e passamos a disponibilizar e a produzir conteúdo em conjunto com eles. Dessa forma, conseguimos educar as pessoas e introduzir a importância da captação para suas organizações e, é claro, de uma solução como a nossa.

 

PJE: A mudança foi positiva?

TM: O crescimento de clientes vindos desse método é positivo. Quando eles entram para a equipe de vendas significa que já passaram por todo o funil e estão prontos e inclinados a adquirir nossas soluções. Reduzindo assim nosso custo por aquisição e o tempo de fechamento. Devo também o sucesso da nossa estratégia ao fato de que atendemos uma grande fatia das maiores organizações no país; isso agrega peso ao conteúdo que criamos.

 

PJE: E como é o comportamento do terceiro setor nas mídias digitais?

TM: Nossa experiência tem sido ainda mais satisfatória por trabalharmos com o terceiro setor. Infelizmente ainda há pouca criação de conteúdos para esse público, deixando o mercado precário de conhecimento e melhoria na captação das organizações. O que fazemos é ajudar eles a mudar o mundo começando com o compartilhamento de informações úteis para alavancar os números e a qualidade das doações.

 

PJE: E o que vocês produzem para o seu público?

TM: Produzimos e-books, publicações em blogs e redes sociais com dicas vindas de atuantes da área de marketing que adaptam todo o trabalho para que possa ser utilizado no terceiro setor. Nosso tráfego hoje é todo orgânico, tanto nas redes sociais como em nosso site e blog. Eventualmente, habilitamos campanhas com compras de palavras nos buscadores para promover um produto, porém de forma pontual e estratégica.

 

PJE: E hoje, com toda sua experiência, a mídia digital é importante para o seu marketing?

TM: Nosso foco de marketing hoje é voltado para as mídias digitais, com poucas ações em eventos e palestras. Percebemos a grande importância de estar inserido e gerando conteúdo relevante, já que mais de 50% dos brasileiros estão conectados à internet de alguma forma, seja vendo vídeos, acessando as redes sociais ou pesquisando por temas em buscadores. Não podemos esquecer que, mesmo se tratando de um negócio B2B, estamos falando com pessoas.

 

Quer descobrir mais sobre experiência com Marketing Digital? Então, acesse agora a Comunidade Empreendedora. Uma comunidade de conhecimento e experiências compartilhadas que ajudará você a criar estratégias de sucesso para o seu negócio.