A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre as instituições brasileiras que mais publicaram artigos científicos entre 2007 e 2011. Está na primeira colocação das estaduais no Paraná e também é a melhor qualificada entre as brasileiras fora do eixo Rio-São Paulo.

A avaliação foi feita pela SIR (Scimago Institutions Rankings), levando em conta os trabalhos científicos indexados na base de dados Scopus.

Em relação ao ano passado, a UEM subiu cinco posições no ranking mundial e 16 na América Latina. Atualmente, a maringaense ocupa a 997ª posição geral e a 22ª na América Latina. No período analisado, a universidade publicou 3.365 trabalhos.

Excelência

No critério de produção científica com “colaboração internacional”, o desempenho da UEM subiu, com registro de 10,3 para 10,8%.

Com 5,5% de sua produção científica inserida no grupo dos 10% de trabalhos mais citados do mundo numa respectiva área do conhecimento, a UEM se estabelece no critério “excelência”. E neste quesito tem uma marca maior do que a UFPR, que registrou 5,19%.