UBS de Sarandi (PR) aplica vacina contra tétano em vez de vacina contra a Covid-19
Pessoas que foram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Nova Aliança, em Sarandi, noroeste do Paraná, na última quarta-feira (11) para serem vacinadas contra o coronavírus vão precisar retornar à unidade para receberem novamente a . A situação é necessária porque foram aplicadas vacinas erradas em parte da população.
De acordo com a Prefeitura de Sarandi, um total de 23 pessoas não receberam a vacina contra a Covid-19, mas sim doses infantis contra tétano. O erro, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, está sendo investigado.
- Leia mais: Maringá antecipa em 6 dias a 2ª dose da vacina contra coronavírus da Pfizer e AstraZeneca
Em nota assinada pela enfermeira e coordenadora de imunização do município, Simone Raquel Klaus Moreira, a Prefeitura de Sarandi afirma que “os casos estão sendo monitorados pela SESA/PR e a equipe redobrou os cuidados necessários para prevenção de erro e dano ao paciente através de orientações e supervisão e os casos envolvidos estão sendo comunicados individualmente”.
Além da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), o Ministério da Saúde teria sido informado do erro. A vacina que era para ser aplicada, do laboratório Pfizer, estaria guardada e garantida para para estas 23 pessoas. Por ter uma janela ampla, a data da vacinação de 2ª dose deverá permanecer a mesma.
As pessoas que precisão retornar à UBS deverão ter horários marcados para serem vacinadas, para não precisarem entrar novamente na fila. No entanto, eles só poderão tomar a vacina certa contra Covid-19 depois de 15 dias da aplicação da vacina contra tétano.