Um início de mês chuvoso no Paraná, que juntamente com o Rio Grande do Sul produz mais de 90% da safra de trigo do Brasil, favoreceu um bom começo de plantio do cereal no País, apontando para a possibilidade de uma colheita recorde durante a safra atual.

Caso o tempo continue favorável, o Brasil poderia colher mais de 7 milhões de toneladas de trigo em 2014, crescimento de aproximadamente 30% em comparação com a temporada passada, quando geadas afetaram severamente a produção do Paraná.

Uma boa safra poderia reduzir a necessidade de importação de trigo pelo Brasil, um dos maiores importadores globais do produto. Na temporada passada, o País foi importante comprador do cereal dos Estados Unidos, pela quebra de safra paranaense e produção insuficiente na Argentina.  (DCI)

Soja 

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, na sigla em inglês) deve apontar um estoque de soja menor no relatório que será divulgado nesta quarta-feira (09). Analistas consultados por agências internacionais projetam que fique em 139 milhões de bushels para a campanha 2013/2014.

O número representa uma queda importante em relação aos números de março, quando foram estimados 145 milhões de bushels. Na safra anterior (2012/2013), os estoques foram de 141 milhões de bushels. (Agrolink)

Embrapa

Reportagem do jornal O Globo dessa semana informou que a Embrapa vive uma fase de aparelhamento e apadrinhamento partidário num de seus setores mais estratégicos, como o afrouxamento das regras para a escolha dos diretores executivos com a predominância do critério de indicação política.

A matéria denuncia a extinção da Embrapa Estudos e Capacitação (Cecat), que custou R$ 9,4 milhões e será absorvida pela área de transferência de tecnologia, cujo diretor-executivo foi indicado ao cargo por deputados federais do PT, os quais desejariam ter “mais controle das atividades desenvolvidas”. (Agrolink)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.