Emplacamento

A partir de agora os agricultores que circularem com seus tratores e máquinas agrícolas em qualquer estrada do País (municipal, estadual ou federal) estão obrigados a emplacá-las, sob risco de multas e demais penalidades.

É o que ficou estabelecido com a aprovação, pela maioria do Congresso, do veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que impedia tal cobrança.

Safrinha

Na região de Cascavel/PR, de 25 a 30% da área que seria destinada à próxima safrinha de milho não serão cultivados frente ao comprometimento de sua janela de plantio por conta do atraso da soja.

Com chuvas ainda irregulares, produtores já reduzem suas perspectivas para a produtividade da oleaginosa de 70 para 65 sacas/ha. Soja tem preços médios de R$ 58,00 e milho R$ 21,00.

Pouco pasto

A oferta de bovinos gordos ainda é restrita em razão das pastagens se encontrarem bastante prejudicadas e por retenção dos pecuaristas. Por outro lado, as indústrias têm de manter o mercado consumidor interno e atender os compromissos internacionais.

Diante desse quadro, o preço desembolsado apresenta constante elevação e deverá manter elevados os patamares. A escala média ainda é reduzida, em média, entre três a quatro dias.

Café sustentável

A certificação de cafés sustentáveis é uma das exigências do mercado consumidor interno e externo. Assim, o setor produtivo brasileiro, atento a essa demanda de consumidores dispostos a pagar mais por um café diferenciado, tem adotado, cada vez mais, boas práticas agrícolas e de gestão na sua atividade.

O Brasil é o maior produtor e fornecedor de café sustentável certificado do mundo, sendo produzido basicamente em todas as regiões cafeeiras do País, independentemente do selo ou programa de certificação.