Transplante pediátrico de fígado é retomado no Paraná
O transplante pediátrico de fígado é retomado no Paraná por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. O procedimento em crianças abaixo de cinco anos não acontecia desde 2015 no estado.
Transplante de fígado no Paraná foi feito em menino de um ano e dois meses
O transplante pediátrico foi feito em um menino de um ano e dois meses no dia 27 de janeiro. Nesta quarta-feira (19), o paciente recebeu alta.
De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, Mathias Fernandez Baião Wagner mora em Foz do Iguaçu e foi diagnosticado com problemas no fígado nos primeiros dias de vida. Seu pai, Vitor Fernando Wagner, de 19 anos, cedeu parte do órgão a ele.
Após o sucesso da cirurgia, Mathias vai poder viver com mais qualidade.
Dados sobre transplante no PR
No período em que o serviço não era realizado no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde fazia a transferência dos pacientes pediátricos que necessitavam de um fígado para São Paulo e, em alguns casos, para o Rio Grande do Sul.
No último ano, dados do SET/PR apontam que o Paraná realizou 14 transplantes pediátricos de diversos órgãos, considerando a faixa etária até 18 anos.
Atualmente, o Paraná possui 25 crianças na lista de espera por um transplante, apenas uma possui menos de cinco anos.
Além disso, em 2019 o Paraná teve 497 doações de órgãos efetivas. Foram realizados 884 transplantes de órgãos (rim, fígado, pâncreas, coração, pâncreas rim e pulmão) e 869 de córneas, totalizando 1.753 transplantes.
A média nacional de doações de órgãos por milhão de população (pmp) do Paraná fechou o ano de 2019 em 43,8, atrás apenas de Santa Catarina.