Trabalhadores dos Correios em Londrina aderem à greve desta quarta-feira (18)

Publicado em 18 ago 2021, às 10h46.

Nesta quarta-feira (18), por 24 horas, trabalhadores dos Correios de Londrina paralisam as atividades da empresa. A greve, que é a nível nacional, chama atenção da população contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 32 e contra a Medida Provisória (MEP) Nº 1.045. A partir das 10h, acontece uma manifestação no Calçadão da cidade (Av. Paraná) com aula pública sobre “impactos econômicos da destruição dos serviços públicos”.

Os envolvidos na mobilização dizem que tanto a PEC 32 quanto a MEP 1.045 permitem a contratação de pessoas sem concurso público e redução de jornada de trabalho e do pagamento de horas extras. Há também a discussão sobre a diminuição do pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O representante do sindicato dos trabalhadores dos Correios do Paraná, Oséias Bravo de Melo, explica também que está em trâmite o projeto que prevê a privatização dos Correios (Projeto de Lei 591/21). Ele foi aceito pela Câmara de Deputados e deve passar, agora, por votação no Senado. Os servidores afirmam que, caso a decisão seja por privatizar, 95 mil empregos estão em risco.

O estado de greve continua e, até o momento, a paralisação deve durar apenas até esta quinta-feira (19).