Toledo registra aumento nos casos de Covid-19 em crianças
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em faixas etárias cada vez mais jovens, a cidade de Toledo, no oeste do Paraná, apontou crescimento de casos da doença em crianças de 0 a 9 anos.
De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, durante as três primeiras semanas de janeiro deste ano, 30 casos em crianças já foram registrados. Já do dia 22 a 31 de janeiro, foram confirmados 130.
Esses dados são monitorados diariamente pelas autoridades, já que em 2021 apenas 237 crianças tiveram exames positivos e em janeiro deste ano já foram 160.
“Todas as decisões são tomadas a partir destes números. A intenção é sermos o mais assertivos possível no combate à pandemia. Com esta informação podemos dizer claramente aos pais e responsáveis que é preciso redobrar os cuidados e também buscar a vacinação desse público”,
explica o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti.
O aumento de casos nesta faixa etária faz parte da condição natural de sobrevivência do vírus, aponta a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.
“No ambiente externo, o vírus permanece entre 24h e 48h. Nas pessoas com esquema vacinal completo ele não tem mais força e letalidade, por isso busca ambientes mais favoráveis para infectar, nesses casos, as crianças”,
explica a secretária.
Em Toledo, o imunizante já é aplicado a partir de 8 anos. Em casos de crianças com deficiência permanente e comorbidades, ela está disponível a partir dos 5 anos.
“A tendência é diminuir a faixa etária gradativamente até atendermos todos os públicos”,
informa Fernando Pedrotti.