#togetherathome: cantores criam desafio de shows em casa para os fãs por causa do coronavírus

Publicado em 18 mar 2020, às 00h00.

Entre os vários setores que podem ser prejudicados pela crise do novo coronavírus, cantores e bandas estão na lista. Evitando aglomerações, shows foram desmarcados e isso significa queda na receita financeira de todos os envolvidos. Mas a maioria não está pensando nestes impactos provocados pelo vírus e sim numa forma de continuarem mais próximos dos fãs, pelo menos para matar as saudades.

No exterior, a hashtag #togetherathome, que diz “Together at Home”, começou a ganhar espaço. A tag significa, na tradução direta, “juntos em casa” e provoca os artistas a fazerem apresentações ou até mesmo bate-papos com os fãs através das redes sociais, aproximando e permitindo que os ânimos se acalmem.

Chris Martin, vocalista do Coldplay, foi um dos primeiros a botar essa ideia em prática. Num papo direto com os fãs, o cantor também cantou alguns covers, como David Bowie, e respondeu às perguntas que foram chegando.

A transmissão ao vivo é a primeira parte do ‘Together at Home’. Isso porque durante o vídeo, o artista convoca outro nome conhecido para também participar. Chris, por exemplo, anunciou que John Legend seria o próximo a participar da campanha. “Você pode ver um pianista de verdade que não precisa de fogos de artifício para tocar”, brincou ele.

Aos fãs, o vocalista do Coldplay disse como tem se sentido desde que o surto de coronavírus tomou conta do mundo. “Talvez o 11 de setembro tenha sido a última vez que senti que estávamos juntos”, disse ele, completando com uma brincadeira. “Sinto que estou no Celebrity Big Brother”, dando risada pois todos seus movimentos eram vistos por quase 50 mil pessoas ao vivo. “Nunca me pediram para fazer uma dessas coisas”. Veja a live completa:

View this post on Instagram

Chris played a mini gig at home earlier today on IG Live. @glblctzn @WHO @JohnLegend #TogetherAtHome

A post shared by Coldplay?☀️ (@coldplay) on

Campanha mundial

“Together at Home” é uma colaboração entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Cidadão Global. Eles lançaram uma campanha chamada ‘Fundo de Resposta à Solidariedade’, que tem o objetivo de arrecadar US $ 675 milhões ao longo do mês de abril, dinheiro que vai ser destinado ao alívio COVID-19.

Além de Chris Martin e John Legend, a cantora Milley Cyrus entrou no desafio de fazer apresentações on-line. No Brasil, nomes como Teresa Cristina, Paula Fernandes e a dupla Matheus & Kauan aderiram à proposta de fazerem shows particulares para os fãs. A cantora tocou nesta terça-feira (17) em casa. Já os irmãos sertanejos divulgaram que vão fazer seu primeiro show nesta quarta-feira (18) e ainda trouxeram a ideia de também desafiar outros nomes da música para fazerem o mesmo.

“Não estamos no palco, mas, por vocês, o nosso som ecoa de todo jeito”, disseram Matheus & Kauan. A ideia da dupla é aproveitar a tecnologia e fazer um show de onde estiverem. “E, assim, mesmo que de forma digital, ter este contato com vocês, os fãs. Como dizia o poeta, ‘todo artista tem de ir aonde o povo está’. Esteja você aonde estiver, a nossa música é para o nosso fã”.