Foto: Claubinho Souza/Reprodução RICTV

Imagens das câmeras de segurança mostram a ação de policial civil para conter rebelião

Um preso morreu e outro ficou ferido durante um princípio de rebelião na cadeira pública de Cambará, na região norte do Paraná. Os detentos fizeram um agente carcerário como refém e tentaram fugir do local. Um policial civil disparou contra os rebelados e evitou a fuga.

O princípio de rebelião e tentativa de fuga aconteceu na tarde de domingo (3). Familiares de presos ocuparam a frente da delegacia em busca de informações.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR) informou que foi aberto um inquérito para apurar o caso.

A Sesp também afirmou que tem ciência do problema de superlotação nas cargeraens das delegacias do Estado, mas lembrou que, desde 2011, o número de presos nestas cadeias foi reduzido de 14 mil para cerca de 9,5 mil.

A pasta disse ainda que, semanalmente, o Comitê de Transferência de Presos autoriza a transferência de detentos para o sistema prisional.

A solução, de acordo com a Sesp, seriam as 14 obras de construção e ampliação de unidade prisionais do Estado, que devem abrir cerca de 7 mil novas vagas.

Imagens de câmeras de segurança mostram a ação do policial civil para libertar o refém: